O fóssil de dinossauro com 25 metros de comprimento descoberto num jardim em Portugal é um saurópode

Pombaldistrito de Leiria (Portugal): ao construir uma casa particular, tenho restos de um grande dinossauro saurópode, possivelmente maior já encontrado na Europa até agora. A notícia da campanha de escavação no sítio paleontológico de Monte Agudo viaja pelo mundo e atrai a atenção da mídia internacional. A descoberta destaca a importância da região pombalina como depósito fóssil datado do Jurássico Superior.

Uma caixa torácica emergindo de um jardim

Cavar no jardim e encontrar a caixa torácica de um dinossauro por acaso não é comum. Obras normais de construção realizadas em 2017 no que parecia ser um jardim normal desenterrado um grande dinossauro, talvez o maior já encontrado no Velho Continente. Alguns avistamentos na região de Monte Agudo (Portugal) vértebras e costelas emergindo entre a rocha ativou uma equipe de paleontólogos portugueses e espanhóis que realizaram uma campanha de escavação no local vários anos depois, entre 1 e 10 de agosto de 2022 exumar parte do esqueleto fossilizado. O que emergiu são os restos de uma saurópode você pertence ao grupo de Brachiosauridae, quadrúpedes herbívoros de mamute com pescoços muito longos. O fóssil, além de ser bem preservado também é suficiente cru porque mantém a posição anatômica original.

O trabalho de escavação foi realizado por pesquisadores daInstituto Dom Luiz de Ciências ULisboa, del Grupo de Biologia Evolutiva da UNED-Madrid e do Faculdade de Artes Plásticas da Universidade Complutense de Madrid, com o apoio da Câmara Municipal de Pombal naquela que é uma área agora conhecida em todo o mundo por sua significado paleontológicoo que levou nas últimas décadas à descoberta de numerosos e importantes depósitos ricos em fauna continental pertencentes ao Jurássico Superior.

Dimensões (talvez) recorde

Os pesquisadores, com base nos dados descobertos até agora, acreditam que o animal foi cerca de 25 m de comprimento e 12 m de altura e que viveu na Península Ibérica em torno do 145-150 milhões de anos atrás. O grande tamanho dos elementos esqueléticos do espécime sugere que estamos na presença de um dos maiores saurópodes descobertos até hoje no Jurássico Superior europeu.
As características de preservação do fóssil e sua disposição também indicam a possível presença no local de outras partes do esqueleto do indivíduo, hipótese que será verificada nas futuras campanhas de escavação já previstas. O esqueleto, uma vez extraído da rocha, será analisado e depois transferido para um museu para ser admirado em todo o seu esplendor.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."