A Itália nem é um país para idosos

Considerações enquanto se aguarda a reforma do setor não autossuficiente

A Pnrr previa a promulgação de uma lei delegada para reformar o setor não autossuficiente até 31 de março de 2023. O não cumprimento dos objetivos estabelecidos pela Pnrr afeta o desembolso dos recursos planejados: a promulgação constitui, portanto, um forte constrangimento de um ponto de vista econômico. Ainda mais pesada é a necessidade de superar o atraso histórico do nosso país na resolução deste problema, num sector que hoje se reorganiza, para citar apenas alguns exemplos, desde 1994 na Alemanha, desde 2002 em França, desde 2006 em Portugal e Espanha, desde 2011 na Áustria. A Itália, como sabemos, é um país envelhecido, com uma das maiores taxas de antiguidade do mundo. O envelhecimento é um facto positivo que, como sabemos, leva ao aumento do número de idosos com problemas de saúde, muitos dos quais não são autónomos: as estatísticas apontam para 2.700.000 que não são autónomos. Toda pessoa que não é autossuficiente envolve a sua própria de alguma forma parceiro, familiares, operadores, amigos, etc. – segundo algumas estimativas, estiveram envolvidas cerca de 10.000.000 de pessoas, direta ou indiretamente. Até o momento, devido ao tempo parlamentar próximo ao prazo de 31 de março de 2023, o processo de reforma ainda não foi iniciado.

Elaboração do texto do projeto de lei para ser apresentado ao Parlamento, desenvolveu-se um processo complicado que envolveu uma comissão criada no Ministério da Saúde presidida por Mons. Vincenzo Paglia (uma escolha que nos surpreendeu, junto com outros círculos), e outra comissão montada no Ministério do Trabalho e presidida pela ex-ministra da Saúde Livia Turco. Acontece que as comissões trabalharam sem comunicação entre elas, lentamente, às vezes em termos contraditórios, com declarações que pareciam indicar a apresentação do texto a todo momento (Monsenhor Paglia declarou em 11 de abril de 2022 um texto pronto que não foi visto). A Comissão turca aprovou uma em janeiro de 2022, mas esta permaneceu pendente de coordenação com o texto da outra comissão. O assunto então desembarcou diretamente com a presidência do Conselho de Ministros para a elaboração do texto.

Enquanto isso, as 52 organizações do Pacto por um novo bem-estar dos não-suficientesda qual a CSD – Diaconie vaudoise é membro, preparou um projeto de reforma, que foi apreciado com declarações de transposição de algumas partes substanciais a nível ministerial, e que abordou toda a questão do processo, desde a assistência domiciliária à creche, até aquela das residências assistenciais de saúde (Rsa), para atender as residências, favorecendo a articulação de todos os entes públicos envolvidos no setor, com um único acesso para superar até mesmo a fragmentação que hoje existe.

Em algumas partes, especialmente pela Comissão Paille, também houve ataques, em nossa opinião injustificados, contra o sistema RSA, sugerindo que ele foi ultrapassado para trazer toda a intervenção para casa. Nós, com as demais Instâncias que se reconhecem no Pacto, sempre sustentamos que uma questão dessa magnitude só pode ser abordada com um caminho que contenha todas as respostas, de qualquer tipo (incluindo o RSA) relativas aos direitos das mulheres e dos homens . .o idoso ter ajuda, sem, como acontece hoje, descarregá-la sobre os familiares como substituto da falta de serviços: o afeto, o cuidado com os membros da família são fundamentais, mas nunca devem ser invocados para substituir a proteção , pela República, da “Saúde como direito humano fundamental” previsto no art. 32 da nossa Constituição, que – recorde-se – tem alguns anos mas certamente não é velha.

O projeto de lei do governo para ser transmitido ao Parlamento parecia pronto em julho de 2022, mas a dissolução das Câmaras colocou tudo em questão. Parece então que o Conselho de Ministros aprovou em 28 de setembro um texto para apresentá-lo ao novo Parlamento, como texto inicial para discussão e aprovação. Nada aconteceu, com o risco de tudo recomeçar e de que o conteúdo fundamental da reforma se perdesse na pressa de aprovar um plano até 31 de março. Veremos no próximo Conselho de Ministros se será aprovado um texto ou tudo recomeçará com o novo governo. Esta situação tem impacto na crise que atravessa a ajuda aos idosos, com a RSA em dificuldade devido ao aumento do gasto energético, inflação em alta e tarifas bloqueadas há anos. Um setor delicado, atravessado por necessidades e sofrimentos, em busca de certezas, que parece negligenciado, e nem esteve presente no debate eleitoral, senão marginalmente. O Sínodo das Igrejas Valdense e Metodista aprovou em agosto passado uma lei a este respeito: como Igreja, sempre atenta às necessidades e direitos dos pequenos, continuamos atentos a esta questão, renovando a esperança de que o Governo, embora in extremisaprovar o projeto de lei.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."