General Dynamics Mission Systems – Canadá moderniza P-3Cs portugueses

A General Dynamics Mission Systems – Canadá recebeu um contrato de US$ 24 milhões para ajudar a Força Aérea Portuguesa (FAP) a modernizar sua frota de aeronaves P-3C CUP+ para apoiar as atividades de patrulha e reconhecimento marítimo.

Isto foi assegurado por um contrato governo-a-governo (G2G) entre a Câmara de Comércio do Canadá (CCC) e a Força Aérea Portuguesa.

Os contratos de governo a governo (G2G) fazem parte do Programa Internacional de Contratantes Principais da CCC, que disponibiliza empresas canadenses qualificadas para compradores de governos estrangeiros.

A General Dynamics Mission Systems-Canadá fornecerá o equipamento e a tecnologia necessários para atualizar as comunicações e a eletrônica da missão da Orions portuguesa.

As atualizações da frota P3-C portuguesa são modeladas após as atualizações que a General Dynamics fornece à Força Aérea Real Canadense para o C-140 Aurora.

O sistema de gestão de missões oferecido em Portugal já inclui mais de 50 instalações em todo o mundo em aeronaves de patrulha marítima e helicópteros de patrulha marítima.

As atualizações permitirão que a FAP, como membro da OTAN, mantenha as capacidades necessárias para contribuir com atividades novas e existentes da OTAN.

O P-3C CUP+ mantém todas as capacidades de patrulha marítima herdadas do P-3P, nomeadamente guerra anti-submarino (ASW), guerra anti-superfície (ASuW) e busca e salvamento (SAR).

Além disso, uma série de sensores modernos associados a um sistema de missão tática totalmente integrado, permite que o P-3C CUP+ também opere em diversas missões no ambiente terrestre.

Também foi equipado com um sistema de autoproteção MLWS (Missile and Laser Warning System), que permite a detecção de ameaças e a ativação de contramedidas.

As aeronaves portuguesas estão equipadas com mísseis anti-navio AGM-84 HARPOON, mísseis ar-superfície AGM-65F/G MAVERICK, torpedos MK-46 A(s), bombas MK-82/83/84 e minas MK 36.

Origem General Dynamics Mission Systems-Canadá

Foto Força Aérea Portuguesa

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."