De 24 a 27 de outubro, realizou-se em Madrid o anual Conselho Superior de Diretores e Comandantes Gerais da Associação Internacional de Gendarmaria e Polícia Militar (FIEP). Durante o evento no Corpo da Gendarmaria, representado pelo seu Comandante, Coronel Maurizio Faraone, acompanhado por Gend. Marta Mazza foi reconhecida como membro titular, completando o percurso iniciado há apenas um ano com a sua entrada na Associação como observadora. A Presidência Espanhola ilustrou então os resultados da actividade desenvolvida durante o ano, dedicada à reflexão sobre o impacto dos conflitos regionais no domínio da segurança pública, condensada na Declaração Conjunta assinada por todos os países membros. As contribuições produzidas nas Comissões pelas delegações dos países participantes, incluindo a de São Marino, fundiram-se assim numa publicação que resume as conclusões sobre os principais aspectos abordados, desde as ameaças cibernéticas à desinformação, incluindo o controlo e gestão dos fluxos migratórios. à proteção ambiental. É precisamente este último tema que os Carabinieri estabeleceram como objectivo da sua presidência rotativa, após a cerimónia em que ocorreu a transferência do poder. Em 2024, a Presidência italiana prepara-se também para celebrar o 30.º aniversário da fundação deste importante fórum multilateral, que ajudou a criar com França, Espanha e Portugal. A Associação, inicialmente reservada às forças da gendarmaria na zona euro-mediterrânica, expandiu-se gradualmente para seguir todas as principais direcções geográficas do Médio Oriente, Norte de África, Golfo Pérsico e América do Sul. e Europa Oriental, com a entrada este ano do República da Moldávia com estatuto de observador. Os representantes da Palestina e da Jordânia estiveram ausentes, mas a presença da delegação da Guarda Nacional Ucraniana foi significativa. Para sublinhar a grande importância internacional e institucional que goza a Associação, a audiência privada de todos os diretores e comandantes gerais concedida pelo Rei de Espanha, Felipe VI.

Corpo de Gendarmaria CS

Reprodução reservada ©