A Liga dos Campeões de pebolim é em euros

A Liga dos Campeões de Foosball na Eur – Sábado de abertura com o Ministro dos Esportes Andrea Abodi e o Conselheiro Onorato –

Uma festa dentro da festa vivida em nome do desporto e da convivência e dirigida em particular aos mais novos. Tendo em vista os dois dias de competições da Champions League de matraquilhos promovidas pela FIGEST, Federação Italiana de Jogos e Desportos Tradicionais, e organizadas em colaboração com a LICB, Liga Italiana de Futebol de Mesa, para amanhã (sábado 19 de novembro) e depois de amanhã 20 de novembro); o centro técnico da Fib, a Federação Italiana de Bocha, na via Fiume Bianco em Roma, acolheu a iniciativa “Waiting for the…”, dirigida a alunos de escolas globais do município de Roma IX Eur que patrocina o evento com o Esporte do Município de Roma e em Coni, o Comitê Regional da Lazio.

Os jovens campeões das escolas divertiram-se num mini torneio de matraquilhos mas também na prática de outros desportos tradicionais e em demonstrações de petanca, dança e ginástica. Centenas de crianças estiveram envolvidas, provenientes dos institutos “Leonardo”, “Matteo Ricci”, “Bernardini” e “Orsa Maggiore”. Para todos, no final da manhã, entrega de prêmios final com medalha.

A cerimónia decorreu na presença do Conselheiro do Desporto do IX Município de Roma, Patrick Chiarappae o Comissário da Escola, Paola Angelucciao lado do presidente nacional do FIGeST, Enzo Casadidioao Presidente Regional do Lazio da Federação Italiana de Petanca, Flávio Stanie ao presidente da especialidade de matraquilhos da Federação Italiana de Jogos e Desportos Tradicionais, Nicolas Colacicco.

“Divertir-se, estar junto, jogar e entender como se unir e respeitar uns aos outros também praticando esportes é uma das maiores lições que a escola pode dar” – interveio, cumprimentando-a, a Conselheira Angelucci que também lembrou como o direito brincar é um dos direitos fundamentais da infância.

Amante do matraquilhos, o vereador Chiarappa destacou a sociabilidade deste desporto ao abrir as portas à disponibilização do IX Município para acolher também outras iniciativas futuras.

Para o presidente nacional da Federação Italiana de Jogos e Esportes Tradicionais, Enzo Casadidio, o dia de festa para os alunos conseguiu enviar a mensagem certa e, juntos, “demonstrar quanta sinergia existe entre as federações que operam sob a égide de Coni, como Figest e Fib, a Federação Italiana de Petanca, que concordou em sediar a Liga dos Campeões em seu centro técnico. Esta colaboração, a nível nacional, é verdadeiramente extraordinária e está cada vez mais animada com muitos projetos para escolas graças às iniciativas de Desporto e Saúde”.

A Liga dos Campeões de Foosball está a todo vapor: 230 atletas inscritos representando 12 nações (Itália, Armênia, Áustria, Bulgária, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Portugal, Eslováquia, Eslovênia e Suíça).

Sábado, 19 de novembro, às 9h30, a tão esperada cerimônia de abertura da Liga dos Campeões da Europa com a participação do Ministro do Esporte, Andrea Abodi, e do Conselheiro do Esporte da Cidade de Roma, Alessandro Onorato.

Também estarão presentes o presidente da FIGeST, Enzo Casadidio, o presidente da FIB, Marco Giunio De Sanctis, o presidente da Federação Internacional de Futebol de Mesa, Farid Lounas, o presidente do setor de futebol de mesa da FIGeST, Nicola Colacicco.

No domingo, 20 de novembro, o secretário-geral de Coni, Carlo Mornati, participará da cerimônia final de premiação.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."