A mudança climática já está nos matando. Na UE, neste verão, 15.000 pessoas morreram devido ao calor

Cop 27, a cúpula do clima no Egito

Segundo a OMS, pelo menos 15.000 pessoas morreram devido ao calor do verão passado na Europa: quase 4.000 em Espanha, mais de mil em Portugal, mais de 3.200 no Reino Unido e cerca de 4.500 na Alemanha.

Ative as notificações para receber atualizações sobre

Cop 27, a cúpula do clima no Egito

“Está uma brasa”. Isso não é mais apenas um ditado, mas em meio às mudanças climáticas uma hipótese nada remota. Em 2022, de fato, só na Europa, a Organização Mundial da Saúde estimou que pelo menos 15.000 pessoas perderam a vida devido às temperaturas escaldantesE.

A OMS esclareceu que “morreram perto de 4.000 pessoas em Espanha, mais de mil em Portugal, mais de 3.200 no Reino Unido e cerca de 4.500 na Alemanha, segundo relatórios recebidos das autoridades nacionais de saúde durante os três meses de verão”.

Significa que “a mudança climática já está nos matando“, alerta o diretor regional da Organização Mundial da Saúde, Hans Kluge, que pediu aos participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Cop27) em curso em Sharm-Sharm el-Sheikh, no Egito, “medidas fortes para evitar mais mortes”. Porque até agora, ele observa, “embora a OMS e seus parceiros tenham soado o alarme por algum tempo, a ação tem sido perigosamente inconsistente e muito lenta”.

(foto Ian Waldie/Getty Images)

“Na região europeia da OMS – analisa o diretor – no verão passado assistimos a umaondas de calor crescentes, secas e incêndios florestais“, eventos que “têm tido impacto na saúde das nossas populações”. Depois disso, para o serviço europeu Copernicus sobre mudanças climáticas, foi “o verão mais quente já registrado”, com “o mês mais quente de agosto”, explica Kluge que “o estresse térmico é a principal causa de morte relacionada às condições climáticas na região europeia. “Mas “temperaturas extremas também podem exacerbar doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, respiratórias e cerebrovasculares ou condições relacionadas ao diabetes”.

“Na Europa – continua o chefe do Escritório Regional da OMS – entre 1961 e 2021, as temperaturas aumentaram significativamente, a uma taxa de cerca de 0,5 graus Celsius por década. Somos a região que está experimentando o aquecimento global mais rapidamente, segundo um relatório lançada esta semana pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) As temperaturas extremas mais de 148.000 vítimas na região europeia nos últimos 50 anos, em apenas um ano perdemos pelo menos 15.000 vidas adicionais” e “prevê-se que esta estimativa aumente ainda mais”, “à medida que mais e mais países relatam o excesso de mortes causadas pelo calor.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."