A OCDE confirma o aumento das desigualdades regionais, a Itália sacrificou-se com o Sul da Europa

Nos últimos vinte anos A desigualdade de rendimentos aumentou dentro de estados individuais, enquanto as diferenças entre os países diminuíram. Isto é notado pelo Perspectivas Regionais da OCDE 2023 publicado esta manhã, sinalizando que existem pelo menos quatro trajetórias de crescimento/igualdade. Em geral, um grupo de países que mais cresce à média da OCDE (Bélgica, Dinamarca, França, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos)) viu o as desigualdades continuam a aumentar de um grupo de Países do sul da Europa (Itália, Grécia, Espanha e Portugal), onde o menor crescimento do rendimento está ligado a um contexto de fraqueza económica.

“As diferentes rotas entre os países – afirma a Organização – demonstram que o aumento das desigualdades regionais não é inevitável e que, com o bom contexto políticodesigualdades de longa data podem ser combatidas. »

Maioria áreas metropolitanasgrande e médio porte, ressoa vantagem em comparação com outras regiões, graças à presença de infraestruturas partilhadas, serviços públicos de qualidade e um melhor equilíbrio entre trabalhadores e empregos. Estas áreas – sublinha a OCDE – registam um PIB per capita cresceu cerca de 32% em comparação com outras regiões. Com essas vantagens no entanto também há desvantagens ligada à superpopulação, como escassez de moradia, congestionamento, etc.

A OCDE também observa que muitas áreas são deixadas para trás não só em termos de rendimento, mas tambémtambém em termos de bem-estar geral. Existem diferenças regionais significativas, por exemplo no acesso e qualidade dos serviços públicos e da infra-estrutura. Embora estes factores afectem directamente o bem-estar, também têm como consequência difícil preencher a lacuna e atrair e reter as pessoas, as competências e os investimentos necessários para quebrar um círculo vicioso de estagnação e declínio.

Dados de reguladores de 26 países da OCDE mostram uma divisão rural-urbana persistente na infraestrutura digital. Em média, um terço dos agregados familiares nas zonas rurais não tem acesso a conexão de banda larga ligação de banda larga e apenas 7 dos 26 países da OCDE garantem acesso a uma ligação de banda larga a pelo menos 80% dos agregados familiares rurais. Estas lacunas no acesso digital significam que estas áreas terão dificuldade em beneficiar de novas oportunidades de trabalho remoto e de telessaúde que poderão ajudá-las a compensar a falta de conectividade física a empregos e serviços.

O esforços para aumentar a produtividade mAs regiões ficarão para trás no desenvolvimento fundamental para abordar a geografia das desigualdades no longo prazo. As diferenças regionais na qualidade das infra-estruturas, no acesso às competências, nos efeitos da inovação, no financiamento, nos mercados e nos investimentos desempenham um papel nesta direcção. No entanto, uma maior produtividade não se traduz automaticamente em melhores resultados em termos de emprego. As políticas de base local precisam de ser integradas para garantir que apoiam o crescimento da produtividade e do emprego.

Algum grau de desigualdade a nível regional é inevitável. No entanto, o a geografia das desigualdades torna-se profundamente enraizadacom dimensões e custos económicos, sociais e políticos que estão a tornar-se cada vez mais difíceis de ignorar: o mau desempenho dos países mais desiguais tem um custo fiscal e social, prejudicando a capacidade dos governos locais de fornecer acesso adequado aos serviços públicos e às infra-estruturas essenciais e também minando a confiança no governo central.

“As recentes crises globais e a urgência de adaptação às megatendências aumentaram a necessidade de quadros políticos mais ágeis e flexíveis“, sublinha a OCDE, que apresentou três cenários de desenvolvimento diferentes até 2045. “Este relatório – afirma – propõe um roteiro político para colmatar o fosso nas regiões atrasadas e estagnadas, apoiando ao mesmo tempo a prosperidade nas regiões mais dinâmicas.

OCDE lista cinco prioridades: garantir o acesso aos principais serviços e infraestruturas públicas; aumentar a produtividade e a competitividade; fornecer as competências e oportunidades de emprego adequadas; melhorar a qualidade dos sistemas de governação a vários níveis; desenvolver capacidades a nível nacional e subnacional. Essas ações baseiam-se e complementam a Recomendação da OCDE de 2023 sobre Política de Desenvolvimento Regionalque servirá de bússola para ajudar os governos a implementar uma política de desenvolvimento regional eficaz e adaptada ao território.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."