A parábola Groove City: torres em Portugal

As baladas líquidas e com toques de blues de Groove City preenchem mais uma vaga na Cidade da Música de Bolonha, UNESCO. O conjunto bolonhês quebrou a banca no sábado, durante a última data do Italian Blues Union Challenge, com uma revisitação de “Eu te amo mais do que você jamais saberá”, escrita por Al Kooper em 1968. Uma vitória graças à qual representarão a Itália na final do European Blues Union Challenge marcada para abril em Braga, Portugal. Os temperos do triunfo? ‘Blue Feeling’, um épico criativo sem exageros de músicos talentosos respeitando seis standards famosos, bem como a presença de palco e o saber cantar de Daria Biancardi. Em linha com um projecto nascido em 2005 para glorificar a sonoridade de Memphis como um grupo de soul e blues, aliás tentado pelo funky e pelo jazz. “A final do Italian Blues Union Challenge – sublinha Fabio Ziveri, cirurgião-tecladista e cofundador do grupo – foi uma oportunidade eletrizante de partilha e comparação de culturas musicais e diferentes variações do blues. Uma vitória que nos orgulha ter em conta a competição de grupos como Walking Trees, Francesco Garolfi Triò, Joe Chiariello, Alberto Visentin e Gabriel Delta”. No encontro português, o Groove subirá ao palco na formação clássica que irá veja o cantor de Palermo (vocal) acompanhado por Fabio Ziveri (teclados), Andrea Scorzoni (sax), Pier Martinetti (guitarra), Rita Girelli (baixo) e Gianluca Schiavon (bateria).“Vitória no desafio – finaliza Ziveri – coroa um momento importante para o grupo tornado mais agradável pela participação em eventos de extraordinária visibilidade como o Porretta Soul Festival”. Por fim, uma prévia: “No dia 3 de novembro nos apresentaremos no Teatro Manzoni com o espetáculo ‘Ancora Daria!’ , cujos lucros serão doados à Ant”.

Gian Aldo Traversi

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."