A região de Varese é um exemplo europeu em termos de envelhecimento ativo. Com Erasmus+ faço intercâmbio com portugueses

As atividades do projeto europeu ganham vida “Mais e melhores anos,” financiado pelo programa Erasmus+, com o objetivo de promover intercâmbios metodológicos na área desportiva com adultos e idosos. Este projeto conta com a colaboração entre a associação Sentir-se bem juntos aps e o concelho de Vila Nova de Famalicãocom o objetivo de compartilhar Estratégias eficazes para o envelhecimento ativo da população europeiacom especial atenção para Itália e Portugal.

Promover o envelhecimento ativo

O projeto “Mais e Melhores Anos” visa apoiar os idosos na evolução das suas necessidades, criando momentos de intercâmbio cultural e social e promovendo a colaboração através de práticas e atividades testadas em vários países do Sul da Europa. Num continente como a Europa, caracterizado por um envelhecimento progressivo da população e por uma crise de natalidade, torna-se crucial encontrar respostas comuns para melhorar a qualidade de vida das pessoas mais velhas.

Reuniões e colaborações

O projeto inclui diversas visitas de instrutores e voluntários. Por estes dias os representantes de Vila Nova de Famalicão estarão em Busto Arsizio, seguindo-se outra reunião de 9 a 13 de setembro. De 22 a 26 de setembro será a vez dos operadores e voluntários da Stare Bene Insieme aps viajarem para Portugal para observar e compreender a organização e atividades portuguesas.

Pedro Oliveira, vereador responsável pelo desporto, cultura e associativismo e embaixador Erasmus+Abraão Costaparticipou ativamente na atividade de intercâmbio de práticas, trabalhando em estreita colaboração com Stefano Bottelli, diretor executivo da Stare Bene Insieme Aps.

Créditos 08 de julho de 2024

Um modelo de sucesso entre Varesotto e Alto Milanese

Uma das experiências de sucesso partilhadas durante o projeto é “Um ginásio ao ar livre” gerido pelo Csk Busto Arsizio, atualmente distribuído por seis locais diferentes entre o baixo Varesotto e o alto Milanês (Busto Arsizio,
Mornago, Cassano Magnago, Busto Garolfo e Consórcio Alto Milanese Park). Este modelo visa estimular o envelhecimento ativo e consciente, combatendo fenómenos como a depressão e o isolamento social.

O envelhecimento populacional como tema europeu

Através destas iniciativas, o projecto Mais e Melhores Anos não só promove o bem-estar físico e mental dos idosos, mas também fortalece os laços comunitários e a cooperação internacional, demonstrando a importância de trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios demográficos comuns.

Para mais informações sobre o projeto e atividades futuras, pode contactar Stare Bene Insieme aps e acompanhar as atualizações no site oficial do Erasmus+.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."