Ai Bagnaia, a Copa do Mundo escapou – Sport

por Marco Galvani

No calor infernal do Sachsenring ‘El diablo’ Quartararo é o mestre indiscutível. Johan Zarco (Ducati Pramac) e Jack Miller (fábrica da Ducati) fecham o pódio à distância. Nem a gripe põe em causa a supremacia do campeão mundial. Pecco Bagnaia poderia ter tentado, mas o GP oficial da Ducati terminou na curva 1 da quarta volta. Traído pelo pneu traseiro que acaba na gravilha, a reentrada é (novamente) adiada. Mais um zero, o terceiro deste ano, que o leva a 91 pontos de Fabio Quartararo, cada vez mais líder e cada vez mais concreto nos resultados. “Uma queda que não consigo explicar a mim mesmo, não tinha aderência – o desabafo de Bagnaia quando voltou, furioso, para a garagem -. Sem mim, o Fabio tinha a pista livre e manteve o ritmo sem bater os pneus.”

E os franceses agradecem. Mesmo que “ainda fosse uma corrida cansativa”. Depois de Barcelona (e antes de Portugal), a Alemanha também: terceira vitória da temporada, a primeira na Saxônia, número 245 na categoria principal para a Yamaha. E agora um (mini) breakaway na classificação também graças às dificuldades de Aleix Espargarò (4º) e Aprilia em geral: a Moto2″, analisa Espargarò. Em vez disso, Maverick Vinales teve de regressar às boxes, traído por uma falha técnica (a falha do dispositivo de descida) enquanto lutava com o seu companheiro de equipa Positive no domingo pela Ducatis de Luca Marini (5º) e Jorge Martin (6º), no top 10 também Fabio Di Giannantonio (8º) e Enea Bastianini (10º).

Na Moto2, uma dobradinha de Ktm com Augusto Fernandez e Pedro Acosta resistindo ao ataque extremo de Sam Lowes (3º). Desastre Celestino Vietti: 11º a 7 voltas da bandeirada encontra-se no chão na curva 1 e deixa a Alemanha com um zero que encurta a classificação. Vietti ainda consegue se manter na liderança, mas Ai Ogura (8º ontem à frente de Aron Canet) caiu para -8 e Fernandez reduziu para 12 a partir do topo. Primeiro dos italianos Tony Arbolino, 10º. Um meio sorriso na Moto3 com o 2º lugar para Dennis Foggia. No Sachsenring, Izan Guevara venceu sem reservas, seu companheiro de equipe 3º e líder do campeonato mundial Sergio Garcia. Uma corrida sentida em Foggia: “Sabia que o Garcia tentaria na última curva, mas desta vez dei-lhe logo a ultrapassagem e depois de dois zeros é um resultado muito bom. Claro, 51 pontos é muito, mas Holanda, gosto isso, estou animado e vamos tentar vencer.” Andrea Migno terminou em 11º depois de estar envolvido em contato próximo com o tráfego no início.