Arboristas, viveiros, apicultores e castanheiros: se o futuro passa pela universidade

Jovens podadores, arboristas com licenciatura em Ciências, viveiristas e apicultores com licenciatura em Ciências Agronómicas ou Florestais, castanheiros com licenciatura em História ou Economia e Comércio, liceu clássico ou contabilistas: todos com smartphones, tablets e calosidades nas mãos, para combinarem os seus cursos são treinados em uma profissão para planejar o futuro. Eles sabem: as aplicações não substituem o conhecimento, nem mesmo na agricultura, e o conhecimento sozinho não produz plantas, frutas, castanhas cristalizadas ou lenha. Entre eles está longe a ideia de que ser castanheiro, agricultor ou podador não é necessário estudar, enquanto demasiadas pessoas ainda pensam que os trabalhos relacionados com a agricultura não exigem pensamento, mas trabalho duro.

Um diploma, por outro lado, é pessoal, é para você, contribui para a gratificação de longo prazo e pode ajudar a planejar investimentos e retornos de longo prazo. Daí o desafio para as escolas de ensino médio de várias disciplinas e para as universidades: fornecer habilidades que permitam que aqueles com entusiasmo e paixão sejam uma parte substancial da economia agrícola de hoje e do futuro próximo. Não apenas consultores de negócios de outras pessoas, mas empresários e produtores treinados e atualizados, porque a agricultura não pode permitir uma fuga de cérebros, muito menos um desperdício de mãos e know-how.

O encontro entre universidades e escolas é um momento importante na vida de muitos jovens: escolher qualquer caminho seguindo a graduação e o curso mais adequado é uma decisão que, se errada, pode desperdiçar precioso tempo, dinheiro e auto-estima. Este ano, os alunos do Instituto Virginio-Donadio de Cuneo visitaram o Centro Regional de Cultivo da Castanha, uma infraestrutura de investigação da Universidade de Turim que alberga, tal como o laboratório de tecnologia alimentar “G. Nicola”, em Cuneo no Departamento de Ciências Agrárias, Florestais e Alimentares. O Pôle Culture de la Châtaigne faz parte da rede Eurocastanea e promove a abertura de uma cultura que sempre foi considerada marginal e montanhosa em relação aos objetivos de internacionalização da universidade.

Nos últimos meses, graças a colaborações estabelecidas com institutos de pesquisa europeus e não europeus, alguns alunos estão aprofundando seus conhecimentos na Espanha, Portugal, França, Áustria, Turquia, Chile. Istituto Virginio-Donadio, as infraestruturas de pesquisa da Universidade são um elo ideal entre treinamento, pesquisa e negócios.

Neste momento histórico particular, o papel da universidade no setor agroalimentar é crucial pelo contributo de inovação que esta pode trazer, a começar por quem, ao estudar e ao trabalhar, constitui essencialmente o território.

* Departamento de Ciências Agrárias, Florestais e Alimentares – Universidade de Torino

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."