Arroz pode ser irrigado por gotejamento – RisoItaliano

Depois do sucesso do primeiro ensaio de produção de arroz com rega gota a gota, em 2022, em Pancas, no concelho de Benavente, Magos Is, Rivulis, Terra Pro, os novos parceiros deste ensaio, Basf e Adp Fertilizandos, aceitaram o desafio . Desafio lançado pela Organização Agroglobal. Aqui queremos testar novos métodos e técnicas de produção de arroz nos campos de feiras com o objectivo de tornar o cultivo mais rentável e sustentável.

DETALHES DO SISTEMA

A irrigação do arroz é realizada com T-Tape 508 20 500 do fabricante Rivulis. Há distância de 20 cm entre os gotejadores, vazão de 1 L/hora e distância de 75 cm entre as linhas de irrigação. O arroz semeado no experimento é da variedade PVL136IT, arroz longo B, utilizando tecnologia Provisia da Basf. Este último torna o arroz resistente à ação dos herbicidas utilizados no combate às ervas daninhas.

O consórcio de empresas é unânime em considerar que os resultados preliminares do ensaio são promissores. Uma solução alternativa para o cultivo do arroz parece, portanto, viável.

COMENTÁRIO DO CEO DA MAGOS

“Obtivemos um bom desenvolvimento vegetativo das plantas e um bom controle de ervas daninhas. Chegámos portanto à conclusão de que esta nova forma de cultivo do arroz pode ser uma excelente alternativa à rotação. Os produtores fizeram várias perguntas. Alguns deles estão disponíveis para testar esta solução em suas fazendas. Estamos muito satisfeitos”, afirma João Dotti, CEO da Magos Irrigation Systems, empresa responsável pela instalação do sistema de irrigação em teste. O CEO destaca o interesse demonstrado por mais de uma centena de agricultores e técnicos presentes no dia de manifestação organizado no dia 6 de setembro.

A EXPERIÊNCIA EM ISRAEL

Para Nuno Sanches, Key Account Manager da Rivulis, empresa israelita que produz equipamentos de rega, o teste realizado em terrenos onde habitualmente se cultivava milho “é a prova de que é possível produzir arroz em praticamente qualquer área e sem necessidade de nivelar o solo”. chão. chão. Para mim e para os produtores, esta é claramente uma solução para o futuro.”

A Orivárzea, empresa que produz 3.700 hectares de arroz na Lezíria Ribatejana, foi uma das empresas presentes no dia de campo, mostrando-se muito receptiva a este novo método de produção: “Para melhorar a produção de arroz no país e, em particular, , a gestão da água é essencial. No caso deste ensaio, precisamos agora de saber exatamente a produtividade, o consumo de água e a rentabilidade económica da cultura, mas é uma excelente alternativa e a sua eficácia já está mais do que comprovada”, enfatizou António Madaleno, diretor executivo da Orivárzea .

SEMEADURA EM LINHAS EM MAIS DE 70% DO TERRITÓRIO

Vítor Rouxinol, produtor de 270 hectares de arroz em Coruche e Benavente, também está optimista e acredita que esta solução poderá tornar-se realidade a curto prazo: “Há 3 anos que inovo no sistema de cultivo, utilizando linhas de sementeira em 70 % do terreno. o território. A solução que hoje apresento aqui é uma evolução do que já estou fazendo e nos permitirá revolucionar o cultivo do arroz do ponto de vista ecológico, pois não só economiza água, mas também controla melhor as ervas daninhas.

O ensaio de arroz irrigado por gotejamento na Agroglobal, num terreno de 2 hectares, está previsto para a colheita de outubro, quando serão publicados os resultados do ensaio.

Portugal é o maior consumidor de arroz da União Europeia. Cada português consome em média mais de 16 quilos de arroz por ano, segundo dados da Associação Nacional das Indústrias do Arroz. Em Portugal, o arroz ocupa cerca de 30 mil hectares por ano. Além disso, a produção deste cereal é a única em que o país apresenta uma taxa de autossuficiência em torno de 70%. No entanto, nos últimos anos o setor arrozeiro português tem enfrentado vários desafios, como a escassez de água e as ervas daninhas, problemas aos quais os produtores estão a tentar responder testando novas estratégias. (Na foto grande, a experiência portuguesa. Crédito: Voz do Campo.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."