As 27 derrapagens do ônibus antes de cair no vazio. A compensação está ameaçada

Vinte e sete tiros. São estes os pontos de contacto do autocarro Mestre com o guarda-corpo que, levantando-se, desmorona quando o veículo cheio de turistas quase pára. A falha estrutural da plataforma, sob o peso do ônibus, faz o resto. O resto infelizmente se sabe: suspenso no ar, o ônibus caiu cerca de quinze metros, cortando os cabos de alta tensão, tombando no ar e pegando fogo após cair no chão. Três dias depois do dramático acidente em que morreram 21 passageiros, incluindo o motorista Alberto Rizzotto, as conclusões antecipam a super perícia ordenada pelo Ministério Público de Veneza sobre as proteções ao longo do Vempa, cruzamento aéreo de Mestre.

Uma série de acontecimentos trágicos: a rampa de aço que está fora de padrão há décadas, a base da estrada sendo reconstruída e também os postes, o transporte cheio de pessoas saindo da estrada. No caso aberto por múltiplos homicídios na estrada, deve-se explicar por que Rizzotto, após subir a rampa Giorgio Rizzardi em direção ao acampamento Hu, em Marghera, desacelerou 50 metros, passando de 36 quilômetros por hora para 6 quilômetros por hora. As imagens da câmera são nítidas: Rizzotto se apoia no guardrail, “tocando” nele 27 vezes antes do buraco. Do portão de serviço (dois metros de comprimento), ele invade a plataforma que não suporta o peso e desmorona enquanto o guarda-corpo, reinstalado após a abertura, dobra. É difícil supor uma distração, visto que Rizzotto não tocava no telefone há pelo menos uma hora e meia. Mas mesmo neste ponto, os investigadores permanecem cautelosos até que o smartphone seja examinado. O driver não é visível nas câmeras da caixa preta. Sem travagem, sem veículo envolvido, sem incêndio a bordo ou fuga de gás das baterias de lítio do veículo elétrico. Dados confirmados não apenas por gravações da Sala de Controle Inteligente da transportadora, mas também por testemunhas oculares, feridos e o motorista de um ônibus que, após estacionar ao lado de Rizzotto, parou no semáforo e presenciou impotente o drama.

Todos concordaram que o ônibus estava indo devagar, devagar demais para subir o morro. “O autocarro abrandou gradualmente, como se o motorista, que estava doente, tivesse largado o pedal do acelerador para parar num dos lados da ponte”, explicam os investigadores. Mas as proteções não suportam as 13 toneladas que se dobram como se fossem de borracha. A plataforma então desabou sob o peso da roda dianteira direita. “São lajes de concreto armado onde são conectados serviços subterrâneos, tubulações e cabos elétricos”, explicou a polícia de trânsito durante a fiscalização de quinta-feira. Desequilibrado de um lado, o ônibus bate. “O ponto chave da investigação – explica o procurador-geral de Veneza Bruno Cherchi – é que o ônibus derivou cerca de cinquenta metros, batendo 27 vezes no guarda-corpo. Ao chegar na abertura de serviço, na saída de emergência, perdeu o apoio lateral, desviou para a direita e ficou com a roda dianteira direita no acostamento que percorreu por 5 metros até “Está desabando”. ”, comentaram os técnicos que fizeram as medições. No asfalto, um espelho retrovisor e parte de um indicador de direção, arrancados durante o acidente. Por fim, a indenização às vítimas está ameaçada: de acordo com o artigo 141 do código de seguros, os danos sofridos pela pessoa transportada são indemnizados, salvo em casos imprevisíveis. Como, de facto, uma doença. A partir de amanhã, iniciam-se os primeiros repatriamentos dos 20 corpos para o seu país de origem, Ucrânia, Croácia, Alemanha, Roménia, Portugal e África do Sul, cujos custos serão cobertos em grande parte pelo Município de Veneza.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."