até 5 mil euros, está escrito no decreto do trimestre de ajuda

A utilização de numerário deve ser limitada para além de um determinado limiar, a fim de reduzir o risco de infrações fiscais. A posição da Itália sobre este assunto mudou recentemente, e a prova disso é o texto do decreto Aid quaternário.

o Quarto decreto de ajuda este é o primeiro dispositivo importante aprovado pelo Conselho de Ministros do novo governo Meloni, e já se observam importantes inovações e mudanças em relação à gestão anterior.

pano

Além de medidas destinadas especificamente a ajudar os cidadãos e as empresas contra os altos custos de vida e os custos crescentes dos bens – entre outras coisas, pensamos, por exemplo. ao prémio nas facturas e à equiparação das pensões – temos também as disposições do referido decreto, relativas ao aumento daum limite de uso de dinheiro.

Não considerado diretamente ligado aos fenômenos de evasão fiscal e lavagem de dinheiro e antes percebido como uma espécie de constrangimento burocrático, o limite de uso de passagens aumenta a partir de 2023 a 5 mil euros, face aos milhares de euros previstos até ao período que antecedeu as eleições políticas. Então, vamos dar uma olhada em outros aspectos dessa mudança significativa em relação às transações e operações comerciais.

Teto no uso de dinheiro igual a 5 mil euros: os motivos da escolha

eu sou a favor consumo flexibilização de certos constrangimentos que acabariam por comprimi-los ainda mais: esta é a visão que levou o Governo a optar por elevar o telhado de caixa, em vez de abaixá-lo. Com efeito, esta última escolha, se tivesse sido mantida, teria penalizado especialmente as pessoas de baixa renda e, portanto, não podendo arcar com grandes consumos e despesas. Ou pelo menos essa é a visão do Palazzo Chigi que, de fato, introduziu o limite de caixa de 5 mil euros em 2023 – com previsão ad hoc em Decreto de ajuda trimestre.

Portanto, não há restrição ao uso de dinheiro, para incentivar as pessoas a usarem mecanismos de pagamento rastreáveis, como cartões de crédito ou débito, com mais frequência, mas sim a abertura para Pagamento em dinheiro, com um limite mais que dobrou em comparação com as regras de 2022.

A confirmação desta novidade veio com a aprovação do texto final pelo Conselho de Ministros, que se realizou na quinta-feira, 10 de novembro. Na verdade, o teto deveria ter sido igual a 10 mil euros, conforme indica o projeto de lei apresentado pela Liga, mas depois a reversão – com a intervenção do IDE que considerou o limiar excessivamente alto. Eis a solução de compromisso entre as duas partes, com o novo limite fixado em 5 mil euros, em vigor desde 2023.

Teto no uso de dinheiro: a situação no resto do continente

Se observarmos como funciona no resto da Europa, veremos que nem todos os países estabeleceram um teto para ao uso de dinheiro. De fato, a Itália é um dos 18 países europeus que introduziram um limite para pagamentos em dinheiro: o objetivo dessa escolha foi e é incentivar a luta contra a evasão e evasão fiscais, mas também o crime de reciclagem.

Em alguns países europeus, esta necessidade parece ser um pouco menos sentida, ou pelo menos o instrumento de limitação da utilização do numerário não parece ser fundamental para reprimir os delitos mencionados. Na verdade você está bem 9 países da União Europeia que não optaram por colocar este limite nas transacções económicas entre os cidadãos. Referimo-nos à seguinte lista: Áustria, Chipre, Estónia, Finlândia, Alemanha, Hungria, Irlanda, Luxemburgo, Holanda.

No entanto, existe um limite estrito na França, Espanha e Suécia, igual a mil euros – este é o teto inicialmente previsto também para a Itália a partir de 2023. Até a Grécia tem um teto de apenas 500 euros, o mais baixo em toda a área da UE.

Cada país fez escolhas independentes nesta matéria

Em vez disso, entre os países que introduziram um tecto mais elevado, podemos citar a Croácia, com 15 mil euros, a República Checa e Malta (igual a 10 mil euros), Letónia (igual a 7.200), Eslováquia e Eslovénia (igual a 5 mil euros). ), Polónia (igual a 3.300), Portugal e Lituânia (igual a 3.000), Dinamarca (igual a 2.700) e Roménia (igual a 2.000).

Junte-se ao grupo empregos, bônus, invalidez, lei 104, pensões e novidades

Receba diariamente notícias gratuitas sobre empregos e economia

1. Telegrama – Grupo
  2. Facebook – Grupo

Em suma, cada país da UE escolheu livremente, com base em avaliações políticas internas e em relação ao aparato de regras e regras fiscais, opor-se às práticas que visam contornar as primeiras. Embora a Comissão Europeia tenha repetidamente sublinhado que, embora não tenha introduzido restrições europeias neste sentido, ainda espera limites mínimos para ao uso de dinheiro.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."