Atletismo, começa a Diamond League: Kerley corre os 200m em Doha, observa Jacobs. Esperando por Andy Diaz

A primeira etapa da Diamond League 2023 acontecerá na sexta-feira, 5 de maio, em Doha. A capital do Catar receberá a abertura do circuito de atletismo internacional de ponta, no aconchegante Qatar Sports Club (não no Khalifa Stadium, palco da Copa do Mundo de 2019). Nós prometemos ser super desafio nos 200 metroscom quatro grandes estrelas prontas para a batalha: o americano Fred Kerley (Campeão do Mundo nos 100m), o americano Michel Normand (campeão mundial dos 400m), o canadense André de Grasse (campeão olímpico na meia-volta), o americano Kenny Bednarek (campeonato e prata olímpica nesta distância). Marcell Jacobs vai observar atentamente Fred Kerley, seu grande rival com quem vem brigando nas redes sociais nas últimas semanas.

Para as mulheres, porém, o destaque vai para a prova pirotécnica acima dos 100 metros: a jamaicana Shericka Jackson, campeã mundial da dupla distância, enfrentará a americana Sha’Carri Richardson (vento 10.57). Na meia distância destaca-se o queniano Faith Kipyegon (ouro olímpico e mundial), enquanto o marroquino Soufiane El Bakkali (campeão olímpico de corrida com obstáculos), o etíope Selemon Barega (ouro olímpico nos 10.000 metros) e o outro etíope Lamecha seguirão na 3000m Girma (recordista mundial indoor).

Itália vai alinhar Roberta Bruni E Emmanuel Ihemeje (detentora do recorde mundial sazonal do salto triplo). Ele também estará presente Andy Diazum cidadão italiano que ainda não recebeu o sinal verde do Atletismo Mundial para poder vestir a camisa azul: agora é uma questão de tempo para o atleta cubano poder representar a equipe de nacionalidade italiana em todos os aspectos.

Roberta Bruni estará envolvida na prova do salto com vara, onde estarão presentes as seis melhores do último Mundial: as americanas Katie Moon e Sandi Morris, a australiana Nina Kennedy, a eslovena Tina Sutej, a grega Katerina Stefanidi, a finlandesa Wilma Murto). Começo animado para a Lazio, que estabeleceu o recorde italiano indoor (4,62) antes de lutar no Campeonato Europeu Indoor.

Emmanuel Ihemeje apresenta-se mais como o recordista mundial sazonal do salto triplo com 17,29 de Noyer. Os blues vão defrontar os melhores do panorama internacional, a começar pelo campeão português Pedro Picardo (campeão olímpico, mundial e europeu), passando pelo burkinabe Hugues Fabrice Zango (recordista mundial de indoor) e pelo veterano americano Christian Taylor, bem como pelo além do chinês Zhu Yaming (bronze mundial) e do cubano Lazaro Martinez (campeão mundial indoor).

Também fará parte do jogo nosso Andy Diaz (membro do Libertas Unicusano Livorno): suas atuações entrarão nas listas de todos os tempos da Itália, mesmo que não possa competir como “novato”. O cajado do atleta cubano tem 17,70 metros de altura, detém a Diamond League: a Itália quer pensar grande com esse fenômeno, que sem dúvida almeja o sucesso e que já tem como alvo as Olimpíadas de Paris 2024.

Foto: Lapresse See More

Leia todas as notícias de hoje na OA Sport