Atletismo, dobradinha americana no lançamento de disco feminino no Campeonato Mundial. Vince Tausaga, 12º Osakue

Belo desafio de três vias que termina em favor de Laulauga Tausaga na final de Lançamento de disco feminino no Campeonato Mundial de Atletismo de 2023actualmente em curso em Budapeste. A americana de 25 anos quebrou seu recorde pessoal com um sensacional lateral de 69,49 m na quinta e penúltima tentativa de assumir a liderança, zombando de seu fenomenal compatriota de 26 cm. Valerie Allman (prata com 69,23 na quarta rodada).

Terceiro degrau do pódio ocupado pelo campeão mundial cessante chinês Ben Feng, que teve que se contentar com o bronze com 68,20 obtidos no último lance da final. Quarta posição para a holandesa Jorinde Van Klinken com 67,20 à frente da campeã croata Sandra Perkovic com 66,57. Décima segunda e eliminada após os três primeiros sets, a recordista italiana Daisy Osakueque não excedeu um bom 61,13.

Azul permaneceu, portanto, a mais de 3 metros do seu recorde pessoal e nacional, acertar a gaiola (e assim esvaziá-la) na primeira e na terceira tentativas. O gol dos 8 primeiros poderia estar ao alcance de Osakue, que teria superado o corte no meio da corrida fazendo melhor que 63,59 metros a que se juntou a portuguesa Liliana Cà.

Foto de : Lapresse