Capital estrangeiro em Nápoles: da Red Bull à Euronext, eis quem quer investir

O conhecido anúncio diz que quem o bebe põe as asas, o facto é que o gigante austríaco da Red Bull está pronto para desembarcar em Nápoles e está em contato próximo com o prefeito. O ex-reitor não tem intenção de dar asas, ele só precisa pegar um avião confortável, mas quer que eles mordam a cidade, mesmo no seu primeiro orçamento que acaba de ser aprovado. Onde – nas suas próprias palavras – “foram lançadas as bases para que agora possamos investir em Nápoles”. E no Il Mattino revelou – na última entrevista há menos de duas semanas – como “Nápoles está no centro de interesse de muitos investidores nacionais e internacionais”. Parece que um século se passou, mas na verdade estamos falando de apenas dez dias. Então Red Bull na plataforma de lançamento, mas onde e como os austríacos querem investir? “Em eventos culturais e turismo, há um interesse da Red Bull em patrocinar grandes eventos”, isso transparece do Palazzo San Giacomo. A empresa de refrigerantes que o voa – só para se ter uma ideia – movimenta 6,3 bilhões de euros por ano. E ela é muito atenta ao esporte: além de ter o carro campeão mundial de Fórmula 1 em sua equipe, ela patrocina times de futebol, basquete e muito mais. Em Nápoles ele quer focar em turismo e cultura, afinal a cidade nos últimos meses é muito popular entre os turistas e também entre os napolitanos. E precisa de investidores. E novos hotéis para acomodar quem chega de todas as partes. A conclusão é que os Habsburgos mudaram porque têm ideias muito claras. Veremos mais tarde – não muito – como as coisas vão se desenrolar porque a certeza não foi o único gesto de Manfredi. A paixão do prefeito é abrir a cidade para o mundo e para investidores nacionais e internacionais.

Assim, nos últimos dias, 80 gerentes de Euronext, ou a empresa que reúne as bolsas europeias de Milão. Estamos a falar de grandes investidores e fundos da Europa e não só. Se a Red Bull é um gigante, estamos aqui num patamar gigantesco porque a carteira da Euronext é de 3.800 bilhões de euros. E desceram a Nápoles graças à ferramenta de trabalho que o prefeito disponibilizou: a parceria público-privada, um método de salvaguarda e revitalização dos sítios culturais, do terceiro setor e do turismo. Foi assim que notaram Nápoles no exterior. E a Euronext é uma oportunidade extraordinariamente grande: não apenas dinheiro: em seu portfólio há projetos e uma visão de futuro onde Nápoles se encontrava imediatamente após Milão que, há um ano, em abril de 2021, abriu suas portas aos investidores. Na Euronext, existem 1.800 empresas cotadas no nosso continente, são fundos com interesses diversificados. É o maior pool de liquidez da Europa. Em Milão – a sede é naturalmente a bolsa de valores da capital milanesa há dois séculos – eles estruturam a missão da seguinte forma: “Conectar as economias locais aos mercados de capitais globais, acelerando a inovação e o crescimento sustentável”. Um programa que também faz parte do que Nápoles está fazendo em termos de projetos do PNRR em termos de “sustentabilidade ambiental”, o mantra deste primeiro quarto de século. Bélgica, França, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega e Portugal e, portanto, Paris, Bruxelas, Amesterdão e outras capitais já beneficiam da formidável plataforma financeira da Euronext agora Nápoles também deverá juntar-se a esta equipa.

Parceria público-privada – portanto – o movimento que coloca Nápoles na vanguarda da economia internacional, mas há também um fato político a ser observado. Manfredi e o prefeito de Milão Beppe Sala eles são amigos muito próximos, bem como com o primeiro cidadão de Roma Roberto Gualtieri os três formam a parte superior do partido dos prefeitos, ao qual em breve se juntarão o prefeito de Bolonha e a cidade metropolitana de Bolonha. Manfredi está planejando uma reunião com Lepore em breve. Todos os prefeitos ditos progressistas e reformistas que preferem os fatos às correntes políticas. Em Nápoles, Manfredi criou o “The PRG Change Office”. Onde não mudamos para consumir mais terra, mas pelo contrário para regenerar e dar nova vida ao que já existe.