Carros elétricos em competição de 17 a 19 de novembro no ECOdolomitesGT 2022

Na quinta-feira, 17 de novembro, de Primiero San Martino di Castrozza, uma cidade da província autônoma de Trento, começará o ECOdolomitesGT 2022, uma competição automobilística reservada para carros elétricos. O e-rally de regularidade e consumo decorre em estradas abertas e é válido para a International FIA ecoRally Cup 2022.

Os 20 carros admitidos à corrida encontram-se na manhã de quinta-feira a partir das 8h30 na Piazza del Municipio, que acolhe o EDGT Charge-Park, sede do evento automóvel e sede do parque de carregamento, onde os carros eletrificados podem “fazer o máximo” de energia elétrica de fontes renováveis.

As equipes, da Itália, França, Alemanha, Polônia, Canadá, Bulgária, Romênia, República Tcheca e Eslovênia, estarão ocupadas com verificações técnicas e administrativas até as 12h30, enquanto a partida do primeiro carro está marcada para as 5 p.m., seguido por todos os carros restantes na corrida com um minuto de intervalo.

A rota, que começa e volta de Primiero San Martino di Castrozza a Ortisei e toca sugestivos cantos das Dolomitas em Trentino, Veneto e Alto Adige, é dividida em 4 setores para um total de mais de 440 quilômetros. Muitas etapas especiais totalizam mais de 220 quilômetros, durante os quais os pilotos terão que tentar manter as especificações médias impostas pelos regulamentos, detectadas por inúmeros controles secretos “virtuais”, possibilitados por tecnologias de controle dedicadas específicas.

Sábado, 19 de novembro, será o último dia do evento. O primeiro carro cruzará a linha de chegada às 11h45, no centro da aldeia de Fiera di Primiero, perto do Charge-Park EDGT. Publicação do Ranking Final online @ www.ECOdolomitesGT.org no mesmo dia por volta das 19h. Entrega de prêmios às 20h00 no salão do município de Primiero San Martino di Castrozza.

Esta é a última etapa do campeonato de 2022, que depois de ter passado por vários países, como Espanha, República Checa, Portugal, Eslovénia e Montecarlo (MC), chega a Itália com o ECOdolomitesGT.

O centro de Primiero San Martino di Castrozza para a ocasião também se transforma em uma exposição. Os fãs de motores e mobilidade sustentável, além de assistirem à largada e chegada, poderão ver de perto o Charge Park com carros na Piazza del Municipio na manhã de quinta-feira até a largada às 17h e na sexta-feira das 9h às 17h. Sábado a partir das 12h00, quando os carros cruzam a linha de chegada, permanecem estacionados num “parque fechado” até ao final da entrega de prémios.

Carros de corrida e livro de estrada

Carros homologados para tráfego rodoviário normal podem participar de competições, desde que sejam 100% elétricos. Cada tripulação é composta por duas pessoas com carta de condução e certificado de aptidão para actividades desportivas não competitivas. Não é necessário ser piloto para participar: a prova é aberta a todos, mesmo que exija atenção e empenho, pois o percurso a seguir e os tempos a respeitar estão indicados no Road-Book, o “navegador de papel” utilizado na competições de regularidade.

Os custos

Como tem acontecido desde 2019, os competidores serão premiados com troféus obtidos das árvores derrubadas pela tempestade Vaia em 2018, naturalmente e artesanalmente na mesma forma estética das próprias Dolomitas: uma forma de homenagear os locais onde o evento acontece e lembrar uma consequência local das mudanças climáticas. Para além dos prémios de importância “federal” – ou seja, dedicados aos três primeiros lugares absolutos na classificação combinada de regularidade e consumo – serão atribuídos troféus de especialidades, bem como outros prémios especiais específicos.

Ecorally: durabilidade e segurança

O ECOdolomitesGT, promovido pela equipa RaceBioConcept – BioDrive Academy & ECOmove, entra na categoria Ecorally, competições nascidas em 2006 com o 1º EcoRally Roma – San Marino. Estas disciplinas, para além de experimentarem no terreno o desempenho de carros de baixo impacto ambiental, lançaram, ao longo do tempo, as bases para a regulamentação de todas as corridas com carros “ecológicos” a nível nacional e internacional, até à famosa FIA Fórmula-E® e FIA ​​Formula Extreme-E® (além do nascente ETCR®), além de outras competições automotivas com carros movidos a GLP, metano, biometano, a bioetanol e biodiesel e/ou movidos a motores híbridos ou propulsão exclusivamente elétrica, amplamente representada na Itália e outros países de campeonatos nacionais de referência dedicados.

“Ao lado da sustentabilidade ambiental – explica Mario Montanucci Pignatelli, coordenador da equipa RaceBioConcept & BioDrive Academy, co-organizador – existe a segurança: o princípio em que se baseia a regularidade e consumo EcoRallys é precisamente o respeito pelas regras da estrada. , que ocorre em estradas abertas ao tráfego.”

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."