Cidades para ir ao exterior: o melhor do momento

Mais do que nunca, na esteira da pandemia, da convulsão política e dos custos crescentes, jovens profissionais em busca de aventura e carreiras no exterior se perguntam o que cidade do futuro que conseguirá atrair uma comunidade internacional vibrante com empregos bem remunerados e estilos de vida de luxo acessíveis.

Para responder às suas perguntas, a agência de informações financeiras “Bloomberg News” coletou os depoimentos de alguns expatriados que, das praias do Rio ao polo tecnológico de Bangalore, percorrem caminhos menos percorridos.

Kuala Lumpur é a primeira em hospedagem

Entre as melhores cidades para se mudar, está Kuala Lumpur, que é cheia de atrações para visitar. Há muito ofuscada pela vizinha Cingapura, a capital da Malásia está se tornando cada vez mais atraente para empresas globais graças à sua grande força de trabalho que fala inglês, conexões aéreas fáceis para a região e preço relativamente acessível. Em 2021, a cidade ficou em primeiro lugar em uma pesquisa global realizada pela “InterNations” com cerca de 12.000 expatriados, com uma classificação máxima para alojamento. Mas o que mais se aprecia é a grande variedade cultural e linguística que a distingue.

Lisboa, o destino europeu mais popular

Entre as cidades mais antigas da Europa, Lisboa se reinventou como um destino hipster, hospedando eventos como o “Web Summit” anual e oferecendo uma mistura de cultura, vida noturna e clima mediterrâneo perto de algumas das praias mais espetaculares do Velho Continente. Descrito no ano passado pelo site “Dispatches” como “O destino de expatriados mais popular na Europa agora”Lisboa vive um boom que viu os preços dos imóveis subirem de forma constante, graças ao afluxo de imigrantes ricos que compram casas na capital ou ao longo da fabulosa costa algarvia.

Muitos também escolhem a atraente estância balnear de Cascaisconsiderado como um bom local de pouso para expatriadosgraças à presença de uma comunidade internacional e de excelentes escolas, e à possibilidade de desfrutar das belezas de Portugal a um ritmo mais lento.

Dubai, o destino do futuro

Por mais de uma década, dubai desafia Hong Kong e Cingapura por números de expatriados, e a combinação da pandemia e da guerra na Europa tornou esse destino ainda mais popular. Com a construção do Burj Khalifa dominando um conjunto de arquitetura futurista, a cidade dos Emirados Árabes Unidos investiu bilhões para se tornar o objetivo do futuro. Até à data, já atraiu milhares de expatriados, atraindo pessoal qualificado, nomeadamente na área da alta tecnologia e do sector comercial.

Bangalore, Vale do Silício da Índia

Capital do estado de Karnataka, no sul da Índia, bangalore (também chamado Bangalore) tornou-se um dos centros de tecnologia mais avançados do mundo, que abriga milhares de startups e empresas de software. Com o crescimento da comunidade de expatriados, surgiram escolas e bistrôs internacionais e locais para todos os gostos. Bangalore também é conhecida como “Cidade dos Jardins”, graças ao grande número de parques e espaços verdes. No entanto, instalar-se ali pode ser um verdadeiro desafio para quem está acostumado às metrópoles do mundo ocidental.

Cidade do México, uma das cidades mais populares para estrangeiros

Cidade do México está rapidamente ganhando atenção como um hub para empreendedores e startups na América Latina. O México lidera o ranking global do InterNations Expat Insider dos melhores países para se viver em 2022 e sua capital abriga estrangeiros de todo o mundo. Misturando sete séculos de história com algumas das políticas mais progressistas da região, também possui uma das cenas de comida mais animadas.

Rio de Janeiro, entre praias e ambientes descontraídos

Por fim, entre os melhores destinos para expatriados, confira Rio de Janeiro. Repleta de glamour durante grande parte do século 20, a extensa cidade litorânea do Brasil continua atraindo estrangeiros para o ambiente descontraído e a praias mundialmente famosas, como Copacabana e Ipanema. Um lugar que dizem os expatriados nos ensina a viver em um ritmo mais lento e apreciar a beleza que nos cerca.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."