Cimeira EuroMed 9: Meloni satisfeito com a coesão em relação aos migrantes, mas a comparação com a Alemanha permanece em aberto

O topoEuroMed 9, formato que reúne os nove países membros da União Europeia na costa do Mediterrâneo, surge uma frente unida na questão da imigração e para a Itália esse era precisamente o objetivo principal. A Primeira-Ministra Giorgia Meloni nas declarações finais da reunião afirmou que os países membros deste formato – Itália, Malta, França, Espanha, Portugal, Grécia, Chipre, Croácia e Eslovénia – representam 46 por cento da população e 41,5 por cento da PIB da UE. “A nossa capacidade de trabalhar em conjunto pode permitir-nos reconhecer melhor as prioridades que estabelecemos para nós próprios”, declarou o Primeiro-Ministro, especificando que a frente única é a única forma de enfrentar os desafios comuns que dizem respeito não só à migração, mas também à relação renovada com África – e neste sentido, para Meloni, o memorando de entendimento assinado entre a Comissão Europeia e a Tunísia deve representar um exemplo – e a reforma do Pacto de Estabilidade, bem como as transições verde e digital.

Segundo Melões a posição comum sobre a luta contra os fluxos ilegais, a luta contra os traficantes e a necessidade de dar respostas a um continente africano em extrema dificuldade foram os resultados mais concretos do Euro Med 9. A questão é “trazer de volta o fenómeno migratório tem uma dimensão da legalidade”, declarou Meloni. “Os traficantes não podem decidir quem entra na Europa”, acrescentou o primeiro-ministro, que depois se referiu ao plano de ação apresentado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Lampedusa, definindo-o como “um ponto de partida, que deve agora ser implementado”. “. . Hoje, Meloni teve uma longa reunião trilateral com von der Leyen e o presidente francês Emmanuel Macron para discutir o plano, dividido em dez pontos, que visa permitir à UE enfrentar o desafio da migração. “Tivemos uma reunião frutífera hoje com Macron e von der Leyen”, disse Meloni. Estes comentários não são triviais, dados os repetidos desentendimentos entre Roma e Paris nos últimos meses. O primeiro-ministro teve, no entanto, duas reuniões diretas em poucos dias com Macron – que se deslocou a Roma para o funeral do Presidente emérito Giorgio Napolitano – e, pelo menos, sobre questões prioritárias, como as ONG e a dimensão externa do fenómeno migratório. , ela parece ter encontrado o apoio do Eliseu.

A coesão do Euro Med 9 é, no entanto, contrabalançada por divergências com a Alemanha sobre a questão do financiamento das ONG que operam no Mediterrâneo, que Meloni não deixou de sublinhar. A Primeira-Ministra explicou que levantou a questão nos últimos dias com a Chanceler alemã. Olaf Scholz, mas também esclareceu que se no novo Pacto Europeu sobre Migração e Asilo a Alemanha quer dar um passo atrás em relação às ONG, a Itália propõe outra alteração segundo a qual “o país responsável pelo acolhimento dos migrantes transportados por uma ONG é o de um não-país”. -organização governamental”. Uma posição clara, a do Primeiro-Ministro, que não pretende recuar no assunto: Meloni e Scholz terão a oportunidade de se reunir na próxima semana em Granada, por ocasião da cimeira da Comunidade Política Europeia e do Conselho informal da UE, e é óbvio que este assunto será o mais quente do confronto entre os dois líderes.

Meloni aproveitou a oportunidade paraEuroMed 9 abordar também algumas questões locais, ligadas em particular à nota de atualização do documento económico e financeiro (Nadef). Neste contexto, a Primeira-Ministra garantiu a plena estabilidade do governo e rejeitou os rumores, ou melhor, o que chamou de “esperanças”, de chegada ao poder de um “governo técnico”. A chamada preocupação dos mercados “Vejo isso nos desejos daqueles que imaginam que um governo eleito democraticamente, que faz o seu trabalho e tem uma maioria forte, deve regressar a casa para ser substituído por um governo que ninguém escolheu, ” ele disse. disse Melões. “A Itália continua a ser uma nação forte e as suas previsões de crescimento também estão acima da média europeia para o próximo ano; superior ao da França e da Alemanha também para o próximo ano”, lembrou o primeiro-ministro, sublinhando que “a diferença está a diminuir”. “Os investidores obviamente leram Nadef”, acrescentou Meloni, garantindo que quem pensa na chegada iminente de um ” governo técnico” não levam em conta a “seriedade” com que o governo administra todos os arquivos mais importantes da economia nacional.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."