Clima: calor intenso perto de nós e suas consequências

O clima na Itália é frio e ventoso, mas não é a mesma situação em outras partes do mundo. Eventos climáticos extremos‌ ocorreram, incluindo ondas de calor e incêndios florestais na Espanha, Itália e Grécia, uma onda de calor marinha incomum no Mediterrâneo, seguida por fortes tempestades com tornados, um novo recorde europeu de granizo, vendavais e, finalmente, inundações históricas na Eslovênia.

‌Storm Peter ‌trouxe ‌resfriamento significativo⁣ neste fim de semana, mas o clima logo voltará a esquentar. Uma ⁢nova onda de calor está se movendo em direção ao ‍sudoeste⁢ da Europa, se espalhando para norte e leste até meados de agosto. Quais serão as consequências para nós? Vamos analisá-lo juntos.

A volta do calor: sem saída

A Península Ibérica volta a aquecer⁢

Enquanto isso, a Península Ibérica está experimentando um novo aumento nas temperaturas. Em resposta a um fortalecimento da alta pressão do noroeste da África, uma massa de ar quente se espalhou pela Espanha e Portugal no fim de semana. Nos próximos dias,‍ o calor vai se intensificar para⁤ atingir máximas diurnas de 40-45 graus, com o calor se espalhando gradualmente pela Europa Ocidental até o final da semana.

A difusão do Nordeste

No próximo fim de semana, espera-se que a onda de calor se espalhe gradualmente para o leste no sul da Europa, na região do Mediterrâneo, na Europa Central e na Península Balcânica. A intensidade da onda de calor nessas regiões ainda precisa ser determinada à medida que o padrão evolui nesta semana. O retorno das temperaturas quentes na Itália e na Grécia é esperado em meados de agosto.

No início da semana, espera-se que as temperaturas subam para 40-45 graus em partes de Espanha e no sul de Portugal, ⁤ e que se mantenham neste intervalo até meados da semana. ‍⁤As temperaturas também devem aumentar gradualmente na⁤França e no ⁤Mediterrâneo⁣ nos próximos dias.

A “cúpula de calor” e seus efeitos

O que é uma cúpula aquecida⁢ e por que ela carrega calor extremo?

“Heat dome” é ⁢um fenômeno que intensifica as ondas de calor; um determinado regime climático traz calor excessivo e temperaturas muito altas. Normalmente, a cúpula de calor é a característica principal e dominante do clima de verão em ambos os continentes.

Funciona como uma tampa em uma panela. A grande cúpula envolve⁢ a retenção‍ de uma massa de ar quente em todos os níveis inferiores, com camadas afundando em direção ao solo. A massa de ar torna-se anormalmente quente a baixa altitude, não se formam nuvens

O risco para a saúde

Um período prolongado de calor, geralmente acima de 35 graus, mas significativamente acima de 40 ⁤ graus⁤, é fisicamente exigente e representa um risco aumentado para a saúde. O tempo quente, especialmente por períodos prolongados – ondas de calor – é desconfortável, mas representa um risco significativo para a saúde.

Em conclusão, o ‌clima‌ reserva-nos um verão anormal, com ondas de calor extremas‍ a espalharem-se por vários pontos da Europa. É importante estar preparado e tomar as precauções necessárias para proteger a sua saúde.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."