Clima, OMS: “Pelo menos 15.000 mortes na Europa em 2022 devido ao calor”

Na Europa, “estima-se que pelo menos 15.000 pessoas morreram devido ao calor em 2022, incluindo quase 4.000 em Espanha, mais de mil em Portugal, mais de 3.200 no Reino Unido e cerca de 4.500 na Alemanha, segundo as autoridades nacionais de saúde. durante os 3 meses de verão”. Isto significa que “as alterações climáticas já nos estão a matar”, alerta o director regional da Organização Mundial de Saúde, Hans Kluge, que os participantes na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (Cop27) a decorrer em Sharm-Sharm el-Sheikh no Egito estão pedindo “medidas fortes para evitar novas mortes”.

O estresse por calor está implicado

Porque até agora, ele observa, “embora a OMS e seus parceiros estejam soando o alarme há algum tempo, a ação tem sido perigosamente inconsistente e muito lenta. Na Região Europeia da OMS – analisa o Director – assistimos no Verão passado a uma escalada de vagas de calor, secas e incêndios”, acontecimentos que “todos tiveram impacto na saúde das nossas populações”. Serviço Copernicus sobre as alterações climáticas “o verão mais quente de que há registo”, com “o mês mais quente de agosto”, Kluge explica que “o stress térmico é a principal causa de mortes relacionadas com o clima na região europeia”.

Efeitos em doenças crônicas

Mas “temperaturas extremas também podem exacerbar doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, respiratórias e cerebrovasculares, ou condições relacionadas ao diabetes. Na Europa – continua o chefe do escritório regional da OMS – entre 1961 e 2021, as temperaturas aumentaram significativamente, a uma taxa de cerca de 0,5 graus Celsius por década. Somos a região de aquecimento mais rápido, de acordo com um relatório divulgado esta semana pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). Temperaturas extremas já mataram mais de 148.000 vidas na região europeia nos últimos 50 anos, em apenas um ano perdemos pelo menos mais 15.000 vidas” e “essa estimativa deve aumentar ainda mais”, à medida que mais e mais países relatam excesso de mortes. causada pelo calor.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."