Com ação rápida e diálogo social, questões críticas de Pnrr podem ser resolvidas – ANSA2030

Os efeitos dos planos de recuperação e resiliência nos diferentes países europeus vão divergir entre si em função das características socioeconómicas de cada Estado e das escolhas que os governos vão fazer nas fases de enraizamento dos projetos, mas por todo o lado há fortes críticas. Esta é a mensagem que emerge da análise.Desafios políticos e ações políticas para uma transição climática justa. Cinco planos europeus em comparação“, Proposto por Casado Henrique virgilite durante o evento do dia 15 de dezembro, organizado pela Fundação de Estudos Progressistas Europeus (FEPS) e de Fórum Desigualdades e Diversidade no Cnel. O objetivo do evento foi apresentar os primeiros resultados do projeto relógio de recuperação, realizado, entre outros, pela Feps, com a colaboração do Fórum DD. A transição climática pode levar ao agravamento das desigualdades ambientais, de renda e de gênero se não for enfrentada com as ferramentas certas. As assimetrias também ocorrem dentro dos próprios paísesonde eles existem “Zonas de Sacrifício”: as comunidades que vivem em locais com indústrias poluidoras correm o risco de ficar para trás se não se converterem. Não se esqueça do assimetrias de gênero, que vêem as mulheres excluídas principalmente dos setores que se beneficiarão da transição ecológica (construção e energia) e das profissões STEM. As recomendações são de territorializar as políticas de combate às desigualdades, de implementar políticas trabalhistas que garantam a estabilidade de renda e a eliminação das barreiras de gênero. “Não é apenas uma questão de gastos, então a Itália está atrasada”, disse ele. Fabrice Barça, co-coordenadora do Fórum Desigualdades e Diversidade, “mas de qualidade e de efeitos sociais e económicos. Os erros de construção, reportados desde 2020, pesam muito. Mas é possível corrigi-los, justamente levando em conta esses estudos”.

ACESSE O RELATÓRIO DE TERRITÓRIO DA ASVIS 2022

A análise do Pnrr articulou-se em torno de três outros eixos: governança (preste atenção aos territórios), política de gênero (a valorização do trabalho de cuidado) e a promoção de políticas de infância.

A má governança afasta a política dos territórios. estou estudando “Visão baseada no local em Nrrps. “Quão sensíveis são os Nrrps à localização?” escrito por alexandra bicha, João Carrosio, Glória Cícero e Júlia Urso, destaca o desequilíbrio no acesso à tomada de decisão na Itália, Portugal e Espanha. Os grupos de interesse mais fortes e estruturados têm acesso a processos políticos fora dos canais institucionais, enquanto as realidades mais marginais não conseguem fazer ouvir as suas necessidades. Em outras palavras, as garantias de atender às necessidades de um grupo só aparecem se esse grupo for forte o suficiente para se fazer ouvir. Do ponto de vista da distribuição geográfica dos recursos do Pnrr, destaca-se baixa valorização da dimensão territorial e a falta de concentração que leva em conta as condições de lugares específicos. Recomenda-se, portanto, recolher as necessidades e conhecimentos de todos os parceiros sociais de forma coordenadade modo a ampliar adequadamente a participação no Plano.