Como enfrentar o fenómeno NEET graças ao projeto COPE / Eventos / Notícias / Empresa Provincial de Serviços de Saúde

Coisas

Durante o encontro será ilustrado o projeto COPE (Capacidades, Oportunidades, Lugares e Compromisso – Capacidades, Oportunidades, Lugares e Envolvimento), uma iniciativa europeia promovida pelo Departamento de Saúde e Políticas Sociais da Província Autônoma de Trento em colaboração com a Federação de Cooperação de Trento – Consolida e com outros parceiros italianos e europeus e apoiada por DISS em sua implementação.

O objetivo do COPE é:

• a implementação e avaliação de uma intervenção de apoio integrada e multidimensional assente numa abordagem relacional de proximidade para a inclusão social e bem-estar de jovens dos 15 aos 29 anos que não frequentam o ensino, que não trabalham e que não se encontram em formação profissional programas (NEET, sigla que significa “Not in Education, Employment, or Training”);
  • construção de infraestruturas locais (Hub) capazes de sensibilizar e apoiar a inclusão social e o emprego dos NEETs, estabelecendo a cooperação entre um mix diversificado de agências e recursos locais (organismo público, terceiro setor e não só) interessados ​​em trabalhar juntos como uma “comunidade” centro” de inclusão e inovação sócio-saúde;
  • realização de uma prova piloto no Trentino (em todas as áreas territoriais) e (paralelamente) em Portugal, através da formação e ativação de um grupo internacional de Link Workers, que no Trentino envolverá 300 NEETs, com o objetivo de promover a autonomia, proteção social e inserção profissional e bem-estar de jovens vulneráveis ​​através da oferta de uma intervenção de apoio individualizada assente numa abordagem de “proximidade relacional” concretizada com recurso a métodos e ferramentas de prescrição social.

A concretização do projeto requer o envolvimento de sujeitos institucionais (tais como saúde, serviços sociais, habitação para emprego e escolas), terceiro setor e em particular cooperativas sociais e outros stakeholders como associações de voluntariado, freguesias, sociedades desportivas, empresas, etc. . .

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site https://copeproject.eu/ e no vídeo

Grupos gerais da população

• Atualmente 0 de 5 estrelas.

Obrigado pelo seu voto!

Você já votou nesta página, só pode votar uma vez!

Sua classificação foi alterada, obrigado!

Última modificação :
quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."