Crise do governo, Giorgetti: jogo complicado para desbloquear

Política

O primeiro-ministro regressará cedo da missão da próxima semana a Argel. Entre segunda e terça-feira, Parlamento decidirá quando intervir no hemiciclo, que deve ser quarta-feira

Governo, Draghi no MDL: renuncio esta noite
  • Giorgetti, jogo complicado para desbloquear

Mais do que “adicional”, parece “um jogo muito complicado de desbloquear” considerando também a iminência do “prazo eleitoral”. Assim, Giancarlo Giorgetti, Ministro do Desenvolvimento Econômico, em videoconferência com o Dia Nacional do Uil em Cesenatico, responde a uma pergunta sobre qualquer notícia sobre a crise do governo. “Este apelo a um sentido de responsabilidade parece-me que alguém o compreendeu bem. A Liga mostrou isso neste ano e meio”. “O que aconteceu não deveria ter acontecido”, disse Giorgetti.

• Assolombarda, empresas preocupadas. Draghi continua seu compromisso

“Nossas empresas estão muito preocupadas com a questão energética e temem as incertezas que enfrentarão no próximo outono. Em um momento tão complicado, é preciso a credibilidade e praticidade que distinguiram o governo Draghi. A emergência do contexto internacional, com a crise desencadeada pelo conflito na Ucrânia, e os compromissos assumidos pelo governo com o país, exigem neste momento o maior sentido de responsabilidade por parte de todas as forças políticas. Nesse sentido, esperamos que o governo continue seu compromisso em benefício das empresas e dos cidadãos.” Isso foi afirmado por Alessandro Spada, presidente da Assolombarda. “Afinal, como país, enfrentamos desafios cruciais para o nosso futuro. Refiro-me em particular à ancoragem do PNR, à próxima lei das finanças e às reformas estruturais necessárias para iniciar a recuperação a longo prazo”, acrescenta Spada.

• Gualtieri, na liderança com a usina de transformação de resíduos em energia. Crise do governo deve ser evitada

“Continuamos com o projeto da usina de resíduos em energia, já traçamos o programa de todas as ações necessárias, também para todas as outras usinas, a estratégia geral de fechar o ciclo de resíduos, aumentar a reciclagem, limpar nossos ruas. É algo que precisa ser feito e, honestamente, não acho que seja esse o motivo. Assim disse o prefeito de Roma Roberto Gualtieri, deixando a funerária de Eugenio Scalfari no Campidoglio. “Estou focado no meu trabalho e é meu dever fazer as coisas necessárias para Roma – acrescentou -. É claro para todos que a capital da Itália tem o direito de recuperar rapidamente o tempo perdido, em plantas que são presente em todas as capitais europeias”.