Crónica de um jovem atleta

Bata em Wimbledon Central [visto dall’alto nell’immagine di copertina] Nole Đoković, lenda do tênis sérvio, campeão improvável como poucos, mas cujas qualidades são inegáveis, Carlitos Alcaraz herdou a herança do compatriota Rafa Nadal e abriu uma nova era no esporte. Foram os vinte anos de Federer, Nadal, Đoković e Murray, os únicos quatro que triunfaram no templo da raquete nas últimas duas décadas, e agora temos pelo menos uma década pela frente, senão mais, caracterizada pelo desafio entre o fenómeno de Murcia, agora plenamente inscrito entre os grandes, e o nosso Jannik Sinner, derrotado nas meias-finais por Đoković.

Vinte anos e uma aventura para ser vivida, vinte anos e uma ousadia sem igual, vinte anos de paixão, garra e irreverência, vinte anos de entusiasmo, fúria competitiva e beleza estilística: é o existencial e o atletismo de Alcaraz, estrela em ascensão no a quem agora não é adequado concentrar muita atenção, exercendo sobre ele uma pressão que poderia prejudicá-lo, mas cuja maturidade e capacidade de se administrar melhor mesmo nas situações mais difíceis não podem ser admiradas.

Ele sabia que poderia vencer e venceu. Ele sabia que estava enfrentando um rival igualmente forte, mas muito mais experiente, e não se intimidou. Ele sabia que com Nole você não podia se distrair nem por um segundo e ele nunca perdia o foco. Chegou ao tie-break e venceu com mérito, aproveitando as poucas fragilidades do adversário e infligindo-lhe uma lição humana e desportiva que ficará para a história.

Nole se despede do Grand Slam, embora em um mês no US Open seja muito provável que volte a ser o protagonista, talvez ainda duelando com Alcaraz e tentando retardar sua ascensão ao trono, mesmo que agora as hierarquias tenham foi invertido e entre o velho leão e o jovem desenfreado até o público escolheu lados.

O que surpreende em Carlitos, para além de uma frieza que nunca se transforma em cinismo, é a sua capacidade de adaptação a qualquer contexto, encontrando-se maravilhosamente bem no saibro, o terreno preferido da maioria dos tenistas espanhóis, na relva de Wimbledon do que em pisos duros . Por enquanto, esse cara não parece ter nenhum ponto fraco, além disso, está ciente de que ainda tem um longo caminho a percorrer e não está inclinado a ser arrogante ou cabeça-dura. Uma estrela foi consagrada em Londres e esperamos que brilhe intensamente por pelo menos quinze anos.

Ainda no domingo, disputou-se em Malta a final do Campeonato da Europa de Sub-19 entre Itália e Portugal. Os lusitanos tinham começado como favoritos, graças aos 5 contra 1 que nos infligiram na fase de qualificação, mas desta vez a Itália de Bellini não se irritou nem se deixou abalar pelo talento dos portugueses, jogando ao seu melhor habilidade e sucesso na empreitada de ascender ao teto da Europa, vinte anos após a geração de Chiellini, Aquilani e Palladino. E se ainda era uma Itália “pura”, formada por meninos todos brancos e italianos há sete gerações, é uma maravilhosa seleção multiétnica, na qual o gol de Kayode, de origem nigeriana, nasceu graças a uma assistência por Hasa, de ascendência albanesa. É, portanto, uma Itália filha das novas gerações: multicultural, negra, com tranças, muito mais européia do que antes e por isso ainda mais apreciável. Na verdade, constitui a derrota de todos os racismos, de todos os preconceitos, de todos os clichês e de todos os clichês sobre imigração e integração, cuja importância cada vez mais compreendemos não só como parece quase o essencial.

Por uma vez podemos contar os sucessos de um esporte jovem, limpo, ansioso por quebrar todas as barreiras e combater todas as formas de discriminação, vamos aproveitar essa alegria e fazer dela o nosso manifesto jornalístico, cultural e político, sem explorar ninguém. Ganhou esta parte do mundo que ainda não cedeu à barbárie, esta ideia de sociedade que tantas vezes não conseguimos exprimir, a coragem e o engenho dos jovens que vivem estas conquistas com naturalidade e com a sabedoria daqueles que os colocam em posição de serem completamente eles mesmos. Bem, a naturalidade é o verdadeiro segredo desses sucessos. Eles, de fato, na época mundial, sem fronteiras nem fechamentos identitários, ali nasceram e ali vivem com alegria. Agora alguém gostaria de virar as mãos da história, erguer novos muros e traçar fronteiras que não fazem mais sentido, se é que alguma vez fizeram sentido historicamente. No domingo passado, entendemos que, qualquer que seja o resultado eleitoral, felizmente, no seio da sociedade, essa tentativa retrógrada e reacionária está fadada ao fracasso.

Crónica de um jovem atleta foi modificado pela última vez: 18 de julho de 2023 por ROBERTO BERTONI BERNARDI

Crónica de um jovem atleta
última edição: 2023-07-18T08:54:00+02:00
Desde ROBERTO BERTONI BERNARDI

Assine a newsletter da ytali.

Apoie-nos

DOE SEUS 5 POR MIL PARA YTALI
Adicione a sua assinatura e o código fiscal 94097630274 na caixa APOIO A ENTIDADES DO TERCEIRO SECTOR da sua declaração de IRS.
OBRIGADO!