Cultura, o confronto inédito entre Mascagni e Verga

O novo encontro com o Festival Mascagni será o de domingo, 17 de julho, ainda no cenário histórico da Antiga Fortaleza, por ocasião do aniversário do ano do centenário da morte de Giovanni Verga. A leitura teatral “Mascagni vs Verga”, visa esboçar as personalidades do escritor siciliano e do compositor de Labron, contando de forma brilhante e minuciosa a briga entre os dois, com referência à Cavalleria rusticana. Dois rostos conhecidos do cinema italiano serão os protagonistas: o ator Alessandro Preziosi, que interpretará Pietro Mascagni, enquanto o ator Marco Bocci dará a voz a Giovanni Verga. A dramaturgia é organizada por Alessandro Rossi.

“Por ocasião do centenário da morte de Giovanni Verga no Festival de Mascagni, é organizada uma pré-estreia nacional, um espetáculo que começa com a vontade de contar uma história singular e que, ao mesmo tempo, marcou a história”, sublinha o diretor artístico Marco Voleri, que continua: “a diatribe entre o compositor toscano e o escritor siciliano. Mascagni VS Verga é uma leitura teatral/musical que conta, não sem ironia, as personalidades de dois dos maiores monstros sagrados da cena cultural italiana de todos os tempos. O pomo da discórdia – escusado será dizer – é a Cavalleria Rusticana que, como bem observa o autor deste texto teatral inédito, é – o conto perfeito escrito por Verga que, graças ao talento de Mascagni, se tornou um musical mundialmente famoso trabalhar. -. Assim, em um diálogo imaginário e surreal entre Mascagni e Verga, são contados detalhes, pontos de vista, sugestões e provocações em relação a uma história que, na época, foi parar nos jornais e no tribunal”.

Dar vida e palavras a esses dois personagens históricos torna-se, tanto para Alessandro Preziosi quanto para Marco Bocci, um desafio a assumir para contar o tumultuado nascimento de uma obra maravilhosa como “Cavalleria Rusticana”. “Como muitas vezes aconteceu comigo nos últimos anos – explica Alessandro Preziosi – quando a escrita encontra a música, o que se eleva é a alma humana, seja a de um artista que encarna este ou aquele personagem, ou a de um espectador que vem ver um espetáculo. Sinto-me verdadeiramente honrado em interpretar Mascagni em sua cidade natal e poder falar com meu colega Marco Bocci sobre esses dois grandes encantadores”.

E grande é a emoção também para Marco Bocci. “Estou muito feliz por passar esta noite em Livorno na companhia de meu colega Alessandro e participar do Festival Mascagni” – enfatiza Bocci “Será emocionante dar voz a esses dois grandes personagens, que com suas obras imortais são conhecidos em todo o mundo”.

Os eventos programados, agendados até 3 de setembro, vão viajar da Antiga Fortaleza à Nova Fortaleza, do Santuário de Montenero ao Terraço de Mascagni, envolvendo a província de Livorno com eventos “Terra Mascaniana” e atravessando fronteiras Labronianas, com dois eventos da “Mascagni Fuori Porta”, em Lucca e Coimbra (Portugal).

De grande importância nesta terceira edição será a presença das grandes orquestras: a Orquestra da Toscana, dirigida por Roberto Gianola, a Orquestra Sinfónica da Calábria, dirigida por Salvatore Accardo, a Orquestra Clássica Do Centro de Coimbra, a Orquestra dos Goldoni Teatro de Livorno, dirigido por Francesco Di Mauro e a Orquestra Arcangelo Corelli, dirigida por Alicia Galli.

A par de produções líricas e concertos de repertório lírico, sacro, contemporâneo e jazzístico, o festival acolherá o formato inovador “Melo-Logic: investigação sobre a música”: acreditamos que a ópera, no século XXI, pode e deve também contar histórias através da ferramentas inovadoras que agora fazem parte do nosso dia a dia. Para isso, nasceu o Melo-Logic: um formato de produção de música contemporânea para orquestra voltado para a experimentação de novas formas de divulgação da arte musical, que aliam entretenimento e interatividade com qualidade musical.