Curso DOS. Formação nacional para gerentes de operações de extinção: experiências, tecnologias e coordenação

No primeiro semestre de 2023, foi concluído um treinamento nacional para diretores de operações de extinção (DOS) de bombeiros, organizado no Centro Multiuso de Bombeiros da Calábria com sede em Lamezia T. (CZ), do qual participou o professor de pessoal, a Força Aérea Instrutores do RACSA (Departamento de Treinamento de Controle do Espaço Aéreo) de Pratica di mare (RM).

Nas duas últimas edições, além de bombeiros de toda a Itália, seis unidades pertencentes ao Corpo Florestal e dois bombeiros da Província Autônoma de Trento participaram do curso de treinamento de duas semanas.

A articulação didática do curso inclui temas relacionados com cartografia e orientação no meio ambiente, técnicas de topografia aplicadas ao salvamento, meteorologia, normalização da linguagem aeronáutica da ICAO (Organisation de l’Aviation Civile International), técnicas de combate a incêndios em ambiente florestal, o estudo dos diferentes tipos de aeronaves utilizadas no combate aos incêndios florestais, bem como o treino em técnicas de comunicação TBT (terra-lado-terra) com recurso a um simulador informático, o que permitiu reproduzir diversos cenários de intervenção.

Os formandos também visitaram a base nacional da Canadair em Lamezia Terme onde puderam conhecer as características técnicas e operacionais das aeronaves AIB (de combate a incêndios florestais) que compõem a frota aérea nacional do Corpo Nacional de Bombeiros.

A escola, nascida de um projeto de formação do diretor coordenador especial dott. Luigi RICCI formou em 2009 cerca de 1200 DOS, que operam em toda a Itália, tendo adquirido as habilidades operacionais necessárias para gerenciar a aeronave durante as fases de extinção de incêndios florestais e coordená-las com equipes de terra em diferentes cenários de acidentes.

A estrutura de treinamento da Direção Regional da Calábria, dirigida pelo gerente geral Ing. Maurizio LUCIA, é o único Centro Nacional de Formação Avançada conforme estabelecido por Decreto do Ministério do Interior de 12 de janeiro de 2018 também a nível europeu, na verdade várias edições de cursos para representantes de todos os países da UE, a fim de harmonizá-los em o nível técnico-operacional com os procedimentos vigentes para a formação de seus homólogos italianos.

Isso permitiu iniciar um procedimento de cooperação consolidada entre os Estados que prevê o uso da frota Canadair dos bombeiros italianos no apoio a incêndios muito perigosos e de grande escala, fora das fronteiras nacionais, realizando missões muito apreciadas na Suécia . , em Espanha, Portugal, Grécia, Israel, muitas vezes com aviões e tripulações a descolar da base de Lamezia T.

Ao final da fase de treinamento, os alunos são qualificados para funções de DOS com atuação conjunta no campo de treinamento, pelo gerenciamento de um cenário de interface de incêndio florestal e urbano, com o uso real de uma aeronave Canadair CL-415 que possui dispara em instruções específicas fornecidas a partir do solo. A atividade formativa termina com a aproximação do início da campanha de verão da AIB, que incidirá sobretudo nas regiões centro-norte, retomando no outono.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."