De 3 a 9 de julho em Conflenti estudantes da Dinamarca, Suécia, Eslovênia, Emirados Árabes Unidos, Portugal, Turquia

De 3 a 9 de julho em Conflenti alunos da Dinamarca, Suécia, Eslovênia, Emirados Árabes Unidos, Portugal e Turquia para a “Summer School – THInC2022”, um evento de formação internacional de alto nível sobre turismo transformador e sustentável.

A iniciativa acontece na Calábria com sede em Conflenti e com visitas de estudo a Tropea, Pizzo, Crotone e Le Castella. Um curso internacional intensivo sobre novos modelos de desenvolvimento do turismo que visam aumentar ainda mais a singularidade dos territórios e seus habitantes.

Organizado por Fabio Carbone, de Crotone com vinte anos de carreira internacional na Europa e no Reino Unido, atualmente Professor de International Tourism Management na Coventry University, e promovido pela Lusòfona University em Portugal, o evento internacional de formação inclui cursos teóricos com a participação de professores da Universidade Lusòfona (Fiona Bakas e Arthur Araujo), da Unical (Sonia Ferrari), bem como da própria Carbone, e profissionais calabreses consagrados (Arturo Salerno, consultor em marketing digital para turismo); mas também uma questão prática e observação participante através de visitas de estudo.

A escolha de Conflenti, como base para a experiência internacional, visa apoiar e potenciar a escolha política e estratégica da pequena aldeia para desenvolver um plano de turismo sustentável na região, baseado essencialmente na riqueza “humana”. O reflexo dessa escolha não tardou a chegar. Na primeira noite, aliás, a administração municipal e a associação “Felici e Conflenti”, principal parceiro do projeto juntamente com “Jacurso da Vivere e Imparre”, organizaram um jantar de boas-vindas na praça em que toda a população participou, imergindo imediatamente os estudantes internacionais em uma atmosfera autêntica e inovadora que combina gastronomia, música e dança tradicional.

Após um primeiro dia de sessões teóricas, o grupo foi para Tropea na terça-feira. Recebidos pela conselheira para Assuntos Gerais Greta Trecate, os alunos foram levados à prefeitura para um encontro com o prefeito Giovanni Macrì. A reunião deu origem a um debate de mais de 2 horas durante o qual o autarca e o comissário apresentaram o processo de desenvolvimento turístico de Tropea e explicaram as escolhas estratégicas. Um momento de grande crescimento para os alunos, sobretudo porque se fez uma ponte entre o conhecimento teórico e a compreensão das práticas de gestão e desenvolvimento do turismo. Após uma visita ao centro histórico, o grupo seguiu para Pizzo, para mais um encontro, desta vez com a vice-presidente da cooperativa Kairos, Nancy Valente, que administra o patrimônio cultural do local.

No dia seguinte, os alunos viajaram para a outra costa da Calábria, para uma viagem de estudo a Crotone, onde exploraram outra vertente do desenvolvimento do turismo sustentável: o papel da sociedade civil e das associações na gestão e valorização dos territórios. Em Crotone, as boas-vindas foram dadas pela associação #IoResto, que acolheu os alunos e depois os acompanhou durante o dia. Entre as paradas, o museu e a área arqueológica de Capo Colonna, onde – além do diretor do museu – a visita foi confiada ao Círculo IBIS para o meio ambiente. Outro tema formativo, o “almoço experiencial” organizado pelo chef Luca Riganello no Oblio, onde cada prato – estritamente tradicional – foi acompanhado por uma contextualização histórica, antropológica e sociocultural. A visita a Crotone terminou com um encontro com outra associação, a Ciclofficina TR22O, que pretende valorizar o local através da mobilidade em bicicleta. Professores e alunos criaram então uma experiência fascinante através de uma ciclovia urbana. Após a saudação institucional do Conselheiro Gianni Pitingolo, o grupo internacional seguiu em direção a Le Castella, onde terminou o dia.

Os alunos estão atualmente engajados em novas sessões teóricas, mas também em oficinas sobre a cultura local, como a de preparação de “buccunotti”, doces típicos de Conflenti. Por fim, o grupo apresentará à Câmara Municipal, como resultado teórico e prático da sua experiência formativa, uma proposta de modelo estratégico para o desenvolvimento turístico sustentável da vila que será apresentada à população na sexta-feira à noite.