Dia da Criação, aqui estão as comemorações

Em 1º de setembro, Dia da Criação, também conhecido como Dia Global de Oração pelo Cuidado da Criação, dá início ao Tempo da Criação 2023 com o tema “Deixe fluir a justiça e a paz”.

Um comunicado de imprensa lista as comemorações previstas para este “momento especial”. O Tempo da Criação é importante, porque como diz o Papa: há a urgência de “acabar com a guerra contra a nossa casa comum” e para isso há também o seu desejo de difundir uma Exortação Apostólica, uma “segunda Laudato Si” no final do Tempo da Criação em 4 de outubro.

Este ano, o início deste tempo ecuménico de oração e acção terá lugar durante a viagem apostólica do Santo Padre à Mongólia (31 de Agosto – 4 de Setembro), país, segundo informações recentes, gravemente afectado pela crise climática, onde as inundações destroem infra-estruturas, enquanto o dzud causa a perda de colheitas e de gado e a poluição do ar “tem um grande impacto na saúde da população”.

O evento de abertura será um culto ecumênico de oração no dia 1º de setembro, com a participação de líderes ecumênicos que facilitarão um momento de reflexão. O evento será transmitido em inglês no YouTube, com traduções simultâneas em espanhol, português, italiano e francês disponíveis no Zoom.

Ao longo do Tempo da Criação, eventos globais e regionais cobrirão diferentes temas, incluindo reuniões de oração, uma vigília ecuménica de oração na Praça de São Pedro organizada por Taizé no dia 30 de Setembro para apoiar e promover o Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis (TNPCF). para mitigar a crise das mudanças climáticas pela Igreja na América Latina, Oceania e África, limpar áreas naturais, seminários e muito mais. A lista completa de eventos pode ser encontrada aqui.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."