Direito ao esquecimento da oncologia, apelo ao Senado “É necessária aprovação

Pedimos ao Senado que aprove imediatamente a lei do direito ao esquecimento em oncologia, sem modificações em benefício de todos os ex-pacientes”: este é o apelo lançado pela Fundação AIOM por ocasião da conferência nacional organizada em Roma. Em agosto, a Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade a lei que visa proteger as pessoas curadas do câncer, que hoje somam mais de um milhão na Itália, mas que apesar dos registros médicos, devido à burocracia, continuam sendo consideradas doentes, com discriminação e limitações no acesso a empréstimos bancários e hipotecários, adoções e participação em concursos públicos. Após a campanha de comunicação #iononsonoilmiotumore lançada pela Fundação AIOM, espera-se hoje a aprovação da lei no Senado.

“Pedimos ao Senado que aprove imediatamente a lei do direito ao esquecimento em oncologia, sem modificações em benefício de todos os ex-pacientes”: é o apelo lançado pela Fundação AIOM por ocasião da conferência nacional organizada em Roma. No dia 3 de agosto, a Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade a lei para proteger as pessoas curadas do câncer, que hoje somam mais de um milhão na Itália, mas que apesar dos registros médicos, devido à burocracia, continuam sendo consideradas doentes, com discriminação e limitações no tratamento. acesso a empréstimos bancários e hipotecários, adoções e participação em concursos públicos.Depois da campanha de comunicação #iononsonoilmiotumore lançada pela Fundação AIOM, espera-se hoje a aprovação da legislação no Senado.

“Dois anos após o lançamento da campanha de comunicação, temos muito orgulho de finalmente ver em preto e branco o projeto de lei que garantirá o respeito a um direito tão importante – declara. Giordano Beretta, Presidente da Fundação AIOM –. Resta aguardar a aprovação da lei pelo Senado, mas pedimos que isso seja feito sem modificações, caso contrário o prazo seria prorrogado. Posteriormente, será possível definir, em colaboração com o Ministério da Saúde, a diferenciação por tipo de tumor e estágio da doença, com possibilidade de redução do tempo de espera para ser considerado curado. Porém, o limite máximo será de 10 anos mesmo para tumores com maior risco de recorrência. Porém, tanto para os adultos como para os menores de 21 anos, que precisarão de 5 anos para ficarem “fora” da doença, será possível reduzir esse período. É fundamental que a passagem ao Senado aconteça rapidamente, o nosso apelo dirige-se às instituições para que considerem esta questão de primordial importância. Como Fundação AIOM, temos a responsabilidade de prestar a maior atenção às necessidades dos pacientes e ex-pacientes, como no caso da oncologia de género, que estamos a trabalhar para desenvolver, de divulgar caminhos em rede para obter segundas opiniões, definindo recomendações para a prevenção entre as pessoas seropositivas e maior atenção à linguagem utilizada na comunicação mediática, com a eliminação ou pelo menos redução das metáforas de guerra.

“A aprovação desta lei é um direito de todo cidadão – explica o Exmo. Patrizia Marrocos, deputado e primeiro signatário do projeto de lei pelo direito ao esquecimento oncológico -. A discriminação contra aqueles que sofreram de cancro, com a bagagem de dificuldades que acarreta, não deve continuar a propagar-se num país civilizado. Já estamos atrás de outros Estados europeus que decidiram deixar de ignorar este problema. A assinatura do projeto de lei tem um significado claro, mostra que estamos todos na mesma sintonia para exigir de forma unânime e rápida o respeito à vida e à dignidade dos ex-pacientes. A aprovação desta lei garante seus direitos no futuro”.

“A campanha #iononsonmycancer permitiu-nos recolher mais de 107 mil assinaturas em apenas alguns meses, demonstrando o quanto as pessoas se preocupam com esta questão”, afirma. Saverio Cinieri, Presidente AIOM –. Criamos dois folhetos e o site segreteallobliotumori.org, lançamos uma intensa campanha social e organizamos duas marchas não competitivas em Pescara e Modena, que contaram com uma grande participação de pacientes, familiares, amigos, associações e cuidadores. A Itália deve seguir o exemplo de outros países europeus e garantir o reconhecimento deste direito, que representa uma condição essencial para o regresso a uma vida digna. Hoje, a inovação tecnológica e a investigação científica permitem-nos curar e salvar muito mais tumores do que no passado, resultando num aumento do número de pessoas curadas, que merecem desfrutar da sua vida e da sua saúde sem sofrer discriminação.

“A campanha pelo direito ao esquecimento do cancro envolveu milhares de pessoas, não apenas pacientes, porque é uma regra pela qual cada um de nós sentiu vontade de lutar – conclui. Ângela Lance, pesquisador da Unidade Complexa de Oncologia da AOU de Modena e membro do conselho de administração da Fundação AIOM -. Durante as caminhadas não competitivas, pudemos constatar com nossos próprios olhos a urgência do respeito e da consideração por aqueles que vivenciaram a doença e estão prontos para retomar o controle de suas vidas. É inaceitável que tal entusiasmo pela cura seja sufocado pela discriminação. França, Luxemburgo, Países Baixos, Bélgica, Portugal e Roménia já adotaram uma lei: chegou a hora de a Itália se juntar a eles.”

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."