Do Bafo do Diabo, o documentário sobre o incêndio mais devastador da história de Portugal

Notícias

Do Bafo do Diabo, produção de Leonardo DiCaprio e direção de Orlando Von Einsiedel, dá voz aos sobreviventes do incêndio de Pedrógão Grande.

Crédito da foto
©toa55/123rf.com

Os terríveis incêndios em Portugal em 2017

Com 65 mortos – incluindo quatro crianças – e 254 feridos, o incêndio de Pedrogão Grande foi “uma tragédia sem precedentes na história da Portugal”. Estas são as palavras com que o descreveu o primeiro-ministro português, António Costa.

estava lá noite de 17 para 18 de junho de 2017 quando um raio caiu na Península Ibérica, combinado com uma onda de calor, favoreceu a conflagração de mais de 150 incêndios. As zonas mais afectadas foram as zonas montanhosas a nordeste da capital Lisboa, na região de leiria.

O impressionante desdobramento de forças, com 1.700 bombeiros ativos na área e veículos também vindos de países vizinhos, limitaram os danos, mas não foram suficientes. Eu sou aproximadamente 53.000 hectares queimados, dos quais pouco menos de 30.000 no concelho de Pedrógão Grande. UMA desastre ecológico, humano e econômico que teve forte impacto na opinião pública em todo o mundo.

O novo documentário de Orlando Von Einsiedel

Os terríveis incêndios em Portugal em 2017 são o foco do novo documentário produzido pela Leonardo Di Caprio. É intitulado “respiração do diabo” e é liderado por Orlando von Einsiedeljá indicado ao Oscar em 2015 por “Virunga” e vencedor do Oscar em 2017 pelo curta-documentário The White Helmets.

Este novo trabalho é produzido pela Grain Media e faz parte da série documental “O ponto de inflexão(pontos de inflexão) pelo apresentador do Daily Show Trevor Noah e Time Studios. Está disponível para streaming a partir de 13 de novembro de 2022. O filme conta a Pedrógão Grande dando voz ao sobreviveu e, idealmente, continuar sua luta para garantir que desastres semelhantes nunca aconteçam novamente.

Observe também o fato de que o documentário contém como música original “Esperança para o futuro” de Bastilhao famoso grupo britânico de rock alternativo já vencedor de prêmios de prestígio como o MTV Video Music Awards, o Brit Awards e o Grammy.

O incêndio de Pedrógão Grande é consequência das alterações climáticas

De facto, o incêndio de Pedrógão Grande não pode ser considerado apenas uma triste coincidência, mas sim mais uma demonstração de como das Alterações Climáticas tanto aqui quanto no real e já estão causando estragos que nos afetam pessoalmente.

Já na altura Miguel Angel Soto, responsável pela campanha das florestas da Greenpeace Espanha, ele tinha explicado que o chamado tinha acontecido regra dos 30“ou seja, o fato de que a umidade estava abaixo de 30%, que os ventos sopravam a mais de 30 quilômetros por hora e que a temperatura estava acima de 30 graus. O ar que subia rapidamente gerava ventos cruzados caracterizados por mudanças repentinas de direção.

Em suma, não importa quem ou o que começou as chamas, as de hoje situação do tempo torná-los indomáveis. E o quadro só pode piorar. Um recente estudos científicos afirma que já hoje o ondas de calor atingem temperaturas 1,2 graus Celsius mais altas e ocorrem com uma frequência 2,8 vezes maior do que na era pré-industrial. Uma vez que o limite é atingido 2 graus de aquecimento globalserá 6 graus mais quente e até 6 vezes mais frequente.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."