Em Israa a reunião sobre saúde e ondas de calor para proteger a saúde dos idosos

Na manhã de terça-feira, na sala de conferências da Casa Albergo Salce, na abertura do encontro sobre o projeto Esperança, o prefeito de Treviso Mario Conte transmitiu os cumprimentos da cidade aos muitos representantes estrangeiros presentes no encontro, cumprimentos aos quais o presidente da o ISRAA, Mauro Michielon, que não deixou de sublinhar a relevância deste projeto, tendo também em conta a vaga de calor que atingiu o nosso país este ano.

A reunião relativa ao projeto europeu Erasmus+ HOPE (Responding to Heatwaves in the Older People Ecosystem), em que a ISRAA colabora com outros parceiros da Holanda, Portugal e Grécia, visa destacar os riscos para a saúde das ondas de calor, colocando-as na agenda da os setores de assistência a idosos e saúde por meio de uma abordagem inclusiva para todo o ecossistema. As mudanças climáticas levaram a um aumento na frequência e gravidade das ondas de calor. A população idosa é a mais vulnerável e em risco de desenvolver problemas de saúde devido às ondas de calor. Alguns dos principais objetivos do projeto são:

– Aumentar as competências dos estudantes, cuidadores e profissionais dos setores da saúde e dos cuidados.
– Desenvolvimento de uma ferramenta educacional inovadora para alunos e cuidadores formais e informais.
– Criação de guias e base de dados de boas práticas desenvolvidos em colaboração com parceiros associados, os próprios idosos e respetivos cuidadores.
– Maior capacidade de resposta dos idosos sobre como mitigar o impacto das ondas de calor e gerir a sua saúde e bem-estar.
– Recomendações políticas de apoio às autoridades locais e regionais sobre como desempenhar um papel ativo na luta contra o calor.
– Exemplos de recomendações implementadas em autoridades locais em países parceiros.
– Intercâmbio de boas práticas a nível local, regional, nacional, europeu e internacional.

Tudo isso graças a uma abordagem integrada por outras organizações e autoridades visando reduzir a taxa de morbimortalidade e melhorar a assistência prestada com a colaboração de novas políticas e autoridades. Boas práticas que o ISRAA poderá aplicar tanto aos 810 residentes das 4 estruturas de Israa como às 1000 pessoas ajudadas em casa.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."