Emergência de incêndio na UE se espalha da Grécia para a Itália

Bruxelas – Da Grécia a Espanha, de França a Itália, onde se registaram as temperaturas mais elevadas em plena época mais crítica para o trabalho das equipas de bombeiros mobilizadas pelo Mecanismo de Proteção Civil da UE. Após os incêndios que assolaram o Canadá e exigiram o apoio de Bruxelas, é no território da União Europeia que se dá o alerta para um verão de risco muito elevado florestas queimadas e perigos para a população europeia.

(créditos: Louisa Gouliamaki/AFP)

A Grécia foi o primeiro país membro da UE a ativar o mecanismo neste verão para receber apoio na luta contra os incêndios que queimam grandes áreas da Ática – a região ao redor da capital Atenas – Corinto e a ilha de Rodes há dias. Quatro Canadairs de Itália e França e três equipas de bombeiros da Polónia, Roménia e Eslováquia – compostas por 220 bombeiros e 65 viaturas – já chegaram à Grécia depois de o pedido de socorro ter sido feito na sede do Centro de Coordenação de Resposta a Emergências (ERCC) em Bruxelas ontem (19 de julho). “A reação rápida da UE é essencial nesta situaçãodisse o Comissário para a Gestão de Crises, Janez Lenárquico, anunciando o empenho das equipas europeias na gestão da primeira emergência real do continente. Tudo estava pronto desde o início de julho, quando foi anunciado o pré-posicionamento estratégico de seleções da França, Alemanha e Romênia na Grécia.

“Ajuda adicional, se necessário” já está pronta de Bruxelas, assegurou o Comissário Lenarčič, a partir do momento temperaturas chegarão a 44 graus até o final da semana, com o risco de alimentar as dezenas de incêndios alimentados por ventos fortes e uma onda de calor extremo. Embora as chamas a oeste de Atenas tenham diminuído, centenas de bombeiros, dois Canadairs e três helicópteros ainda estão combatendo as chamas em Rodes: o incêndio mais difícil continua a ser o que deflagrou no centro da ilha do arquipélago do Dodecaneso, no mar Egeu, em uma área arborizada com vegetação densa. O risco de incêndios também continua muito alto para a região ao redor da capital grega – onde mais de três mil hectares de floresta foram consumidos pela fumaça –, mas também para a península do Peloponeso e a Grécia central. Enquanto isso o antigo local da Acrópole de Atenas permanecerá fechado (durante as horas mais quentes do dia) até domingopara proteger a saúde dos trabalhadores e turistas, podendo a mesma disposição ser alargada a todos os sítios arqueológicos do país.

Incêndios Temperaturas UEMas não é só a Grécia que preocupa Bruxelas. Como indicado o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS) do programa Europeu Copernicus, mostram as previsões de risco de incêndio uma situação de “perigo extremo” na Sicília, Sardenha e Basilicata, bem como um terço do território da Espanha e o departamento de Var no sul da França. Tudo isso tendo em vista a situação alarmante, especialmente no sul da Itália, onde nos últimos dias foram registrados dados sobre as temperaturas médias máximas diárias e os picos de temperatura mais altos da Europa. Isso foi certificado pelo Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da UE, que ele sublinhou como terça-feira (18 de julho) em Licata (Agrigento) foi atingida a temperatura máxima observada em todo o continente – 46,3 graus – seguida de Riesi (Caltanissetta) com 45,8 graus. Mas também a Puglia, na região de Foggia, está entre as regiões europeias onde as temperaturas médias máximas diárias foram atingidas entre 9 e 15 de julho, acima de 35,1 graus.

Ferramentas da UE para combater incêndios

Para o combate a incêndios, a principal ferramenta é o Mecanismo de Proteção Civil da UE. Criado em 2001 pela Comissão, é o meio pelo qual 27 países membros e 9 outros estados participantes (Albânia, Bósnia e Herzegovina, Islândia, Macedônia do Norte, Montenegro, Noruega, Sérvia, Turquia e Ucrânia) podem fortalecer a cooperação para a prevenção, preparação e resposta a desastres, em particular desastres naturais. Uma ou mais autoridades nacionais podem solicitar a ativação do mecanismo quando uma emergência excede as capacidades de resposta dos países em questão. A Comissão coordena a resposta de solidariedade dos outros participantes com um único ponto de contatocontribuir com pelo menos três quartos dos custos operacionais de busca e salvamento e esforços de combate a incêndios. Desta forma, as melhores habilidades das equipes de resgate são reunidas e a duplicação de esforços é evitada.

Mecanismo de Proteção Civil da UE 20/04/2023Outro instrumento, que também faz parte do Mecanismo, é o Fundo Europeu de Proteção Civil, constituída por recursos pré-autorizados pelos Estados aderentes, que pode ser implantado imediatamente quando necessário. O Centro de Coordenação de Resposta a Emergências é o coração operacional e está ativo 24 horas por dia, 7 dias por semana. reserva rescEu, a frota de aviões e helicópteros de combate a incêndios (bem como hospitais de campanha e estoques de equipamentos médicos para emergências de saúde) para fortalecer os componentes de gestão de risco de desastres: um plano de contingência foi desenvolvido para este verão que inclui o duplicação da frota de reserva rescEu para 28 aviões de combate a incêndios e helicópteros (24 e 4 respetivamente) de dez países – Croácia, Chipre, França, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal, República Checa, Espanha e Suécia. Uma reserva também está sendo desenvolvida em Bruxelas para responder a incidentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares.

O apoio das equipes de bombeiros europeus contra os incêndios na Ática, Corinto e Rodes já foi ativado de Bruxelas. Situação de “extremo perigo” também na Sardenha, Basilicata e Sicília, onde se registaram as temperaturas máximas de todo o continente (em Licata e Riesi)

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."