Encontrou as cabeças decepadas de dois lobos do lado de fora de uma prefeitura na Espanha

As cabeças decepadas de dois lobos foram encontradas do lado de fora de uma prefeitura na Espanha. Aconteceu na pequena cidade de colocar, Astúrias, pouco antes da reunião do Conselho de Governo na cidade. O ato foi interpretado pela classe política local como um sinal de protesto contra as recentes medidas tomadas para proteger o lobo.

O descontentamento popular se intensificou quando em setembro de 2021 o Ministério da Transição Ecológica incluiu o lobo noLista de espécies silvestres sujeitas a regime especial de proteção (LESRP). Disposição rejeitada em recurso por Ponga e por fazendeiros das Astúrias, Castela e Leão, Galiza e Cantábria, onde vive grande parte da população de lobos da Espanha. Hoje a captura do lobo é proibida em todo o território nacional e só é autorizada em casos excepcionais. Anteriormente, porém, o controle da região era confiado ao Corpo de Rangers.

Esta não é a primeira vez que a comunidade liderada pelo prefeito Marta Maria Alonso expressa sua discordância de forma violenta. Já em 2017, vários corpos de lobos mortos foram encontrados em alguns estacionamentos, e em agosto de 2018 a cabeça de um grande carnívoro foi encontrada boiando na piscina pública de infestadoMunicípio das Astúrias a poucos quilómetros de Ponga.

“Você colhe o que planta – é o comentário doAssociação para a Conservação e Estudo do Lobo Ibérico (Ascel) – Se o governo “agropecuário” do Principado das Astúrias quer matar lobos, eis o resultado. Senhor Presidente das Astúrias, Sr. Barbón, não estamos negociando com chantagistas ou terroristas ambientais. A aparição das duas cabeças de lobo coincide com a visita ao município do Presidente do Principado das Astúrias e de todos os seus ministros que ali realizam a reunião do Conselho de Governo”.

No visor está o Canis lupus signatusuma subespécie de lobo cinzento, difundida na Península Ibérica que abrange Espanha e Portugal. Até ao final dos anos 80, esteve em perigo e em perigo de desaparecer, à semelhança do que acontecia no resto da Europa. O aumento de potenciais presas para o lobo, como os ungulados selvagens e a diminuição das perseguições sistemáticas, permitiu que os indivíduos voltassem a procriar, e hoje a população estimada pela Ascel é de cerca de 300 grupos familiarescom cerca de 1.500 lobos antes do parto e cerca de 2.000 no meio do outono.

lobo ibérico
na figura: Distribuição do lobo na Espanha (Fonte: Ascel)

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."