Esporte, bem-estar e entretenimento em Palmanova

Após dois anos, o Festival de Bem-Estar e Desporto regressa a Palmanova. Um evento para todos os amantes da atividade física, desde crianças em idade escolar até atletas. Um calendário completo de iniciativas, projetos e momentos de lazer para quem quer passar três dias com foco no bem-estar psicofísico. “Educar para se sentir bem” será o tema deste ano. Sinta-se bem através do esporte, da alimentação, do cuidado com os outros e do respeito ao meio ambiente.

De sexta a domingo todos os dias das 8h30 às 12h30 e das 15h30 às 18h30 haverá demonstrações de artes marciais, atletismo, petanca, futebol, mergulho, esportes virtuais, vôlei, softbol, ciclismo e mountain bike, caminhada nórdica, dança, xadrez, cavalgadas, pesca esportiva, ioga e nutrição. A programação completa está disponível no site www.comune.palmanova.ud.it

“Um programa denso e inclusivo o da Città Fortezza, cujo objetivo é aproximar as jovens gerações do mundo do esporte de um ponto de vista educativo, formativo, mas também ativo e concreto. Após dois anos, temos o prazer de receber esportes divertidos , competição e jogos para jovens e idosos”, afirma o prefeito da cidade.

E o vereador do desporto e da juventude acrescentou: “Dentro de três dias, o movimento em todas as suas formas será promovido. O título desta edição, aliás, muda com a adição do termo bem-estar” . Graças ao projeto Alimente seu motor: aprenda a satisfazer suas necessidades nutricionais respeitando o bem-estar, será possível assistir a duas palestras de Cristina Giusto, nutricionista que, na sexta-feira, 6 de maio, abordará crianças de 3 a 10 anos no Pietro Zorutti Diploma College e às 18h30, aberto a todos os cidadãos, na Sala de Honra da Câmara Municipal.

Durante todo o fim de semana, sábado e domingo, o ASD Calcetto Clark de Udine organiza o primeiro torneio de futebol de cinco “Città di Palmanova”.

O projeto “Amigos do Esporte… A Modo Mio!” decorrerá entre os vários encontros dedicados a atividades desportivas e recreativas, uma iniciativa idealizada e promovida pela lookmaker Raffaella Gallina que terá Matilde Brandi como convidada especial e cujos rendimentos serão doados a instituições de caridade na Fundação Onlus Progetto Autismo FVG em Feletto Humberto. O evento terá lugar na Contrada del Monte e começará às 15h30 com espetáculos desportivos, dança, dança desportiva, ginástica artística e rítmica que farão parte de um desfile de moda em sportswear e tempo livre.

No sábado, 7 de maio, acontecerá também o 12º Torneio de Xadrez Semilampo, organizado pela ASD Palmascacchi de Palmanova, na Polveriera Napoleônica de Contrada Garzoni, a partir das 15h.

No mesmo dia de sábado, às 10h, para os entusiastas do ciclismo, dentro da Piazza Grande, o miradouro “Bastioni Bike” será o ponto de encontro para quem quiser experimentar a Palmanova Bike Race em Mountain Bike, um percurso de 24 km ao longo da muralhas da fortaleza.

Também no sábado, às 11h30, no Salão de Honra, haverá uma intervenção de formação pedagógica que visa introduzir as novas gerações ao desporto virtual e ensiná-las a utilizar os videojogos de forma educativa, ilustrando o ponto de encontro entre as mesmas é o esporte tradicional. Estará presente Massimo Agnese, delegado regional da futura Federação Nacional de Desportos Virtuais.

A Associação Jalmicco Corse ASD organizou, no sábado à tarde, às 16h, um curso de Trail acompanhado no Bastioni di Palmanova.

Finalmente, no domingo 8 de maio, o clube de pescadores esportivos amadores “La Fortezza” organiza um encontro entre Porta Aquileia e Porta Cividale de 8 a 12 de maio, para reunir jovens interessados ​​no mundo da pesca esportiva.

Às 10h00, com hora marcada para as 9h45, começará uma caminhada esportiva Nordic Walking, organizada pelo Grupo Marciatori, com início na Piazza Grande em direção à Porta Cividale.

Além disso, no domingo de manhã, das 10h às 11h, haverá uma apresentação de vinte carros na Piazza Grande.

A iniciativa “PlasticArt – Recycled Plastic”, em colaboração com o Palmanova Youth Forum, proposta pelo clube Cas’Aupa, enquadrará o “Festival Wellness and Sport”. Domingo, 8 de maio, vamos falar sobre os diferentes tipos de plástico, os respetivos ciclos de vida e, sobretudo, como o reutilizar promovendo um convite à reciclagem. A oficina é organizada pela artesã Eleonora Majeroni e Isabella Masutti com Anna de Filippis. O evento será apresentado, às 17h30, por uma atuação da escola “Studio Danza” de Palmanova.

Entre as novidades desta edição, o yoga (domingos às 10h e 15h30, na Piazza Grande) e as sextas-feiras de manhã para as escolas, o “projeto Progetto Cinofile CRI-FVG para escolas, prefeituras e instituições de ensino e atividades extracurriculares”. , que inclui atividades lúdicas e educativas para ajudar as crianças a se aproximarem pessoalmente do cachorro, que para a criança/adolescente muitas vezes representa um companheiro de brincadeiras, um amigo especial.

No dia seguinte, ainda no centro desportivo “Buseschi”, decorrerão os campeonatos estudantis 2021-22 na fase regional de atletismo para cadetes e paraolímpicos.