“Eu no Olímpico? Eu não me sinto pronto. Em Sanremo com uma peça elegante. Como prefeito de Roma, gostaria de Verdone”

Todas as estradas (de volta) levam a Roma. ele sabe de algo Carl Valente, o cantor, compositor e rapper de 34 anos com 40 discos de platina (seu nome artístico é uma tradução para o inglês de seu nome real, Carlo Coraggio), que dois anos após seu último álbum Coraggio retorna hoje com um novo álbum escrito em torno do mundo, de Marrocos ao Japão, passando por Espanha e Portugal, mas depois finalizou no sótão da sua casa em Trastevere. Travels inspirou o título, Migrazione, mas nas letras das 19 canções que o compõem – entre os convidados Mara Sattei em Roma é sempre o mesmo, Bresh em Lisboa, Dargen D’Amico em Turbulence, Noemi em Tobasco, Clementino em Kill Bill – Carl Brave narra o relacionamento romântico visceral que o liga à Cidade Eterna.

O que ele estava procurando em outro lugar que não conseguiu encontrar em Roma?
“Tons de som e também ferramentas específicas para usar na produção. Em Tóquio, por exemplo, comprei um shamisen, instrumento japonês de três cordas da família do alaúde. Em Marrakech, encontrei um velho alaúde.

Não era mais rápido encomendá-los na web e entregá-los em sua casa?
“Tem razão (risos). Mas eu também queria mergulhar nessas culturas que não a minha. E aí fui na trilha de mestres que também sabiam tocar esses instrumentos. Gravei e já de volta a Roma terminei o trabalho”.

“Roma continua a mesma, mas de uma forma diferente”, canta em dueto com Mara Sattei. Perdoe a pergunta verdoniana: em que sentido?
“É sempre a mesma coisa porque é uma cidade bagunçada. Mas cada vez que ando pelo centro, descubro coisas diferentes. Também gosto do caos de Roma”.

Você já pensou em sair?
” Eu não vou fazer isso. Os nascidos aqui estão ligados a Roma por um forte cordão umbilical”.

Mesmo que Roma seja um deserto de ideias, como disse Luca Barbarossa?
“Acho que não. Há também realidades que estão ocupadas como o Cinema America, do qual falo em Biscotti. E depois está cheio de valiosos artistas romanos”.

Antonello Venditti, Francesco De Gregori, Renato Zero e Carlo Verdone: em quem você votaria para prefeito de Roma?
“Carlo Verdone, como em sua série. Ele poderia tentar de verdade.”

Tabasco com Noemi é o anti-smash do verão: você vai pular o passeio este ano, depois de Makumba e Hula-Hoop?
“Sim. Queríamos fazer algo diferente, menos soalheiro e mais comovente. O dossier todo é assim: não procuro soluções fáceis. No entanto, tenho um hit de verão, mas guardo-o no bolso (risos) .

Se você jogou para o Festival de Sanremo?
“Entendemos. Gostaria de ir ao Festival com uma peça mais elegante”.

No ano passado, você comemorou a vitória da Roma na Conference League no Olímpico com Noemi. Este ano, não haverá “ola” no centro do estádio, como cantou em “Happy End”. Já recuperou da derrota na final da Liga Europa?
“Você tem que aceitar. No esporte você ganha ou você perde: cabeça baixa e pedalando”.

Você se sente pronto para um show no Olímpico?
“Não: ainda não tenho nas pernas (risos). Eu preciso praticar. Agora só me resta o tour de verão, que partirá no dia 23 de junho de Bolonha e chegará a Roma no dia 28 de julho, na Cavea”.

Leia o artigo completo
no The Messenger