Euro 2024, França vai para os pênaltis: erro decisivo de João Félix na cobrança de pênalti para Portugal

120 minutos de jogo não foram suficientes para decidir entre Portugal e França. A seleção portuguesa, já obrigada a cobrar grandes penalidades nos oitavos-de-final frente à Eslovénia, regressou à posição frente aos Blues depois de dois períodos regulares e dois prolongamentos em que as equipas deram tudo, colecionando várias oportunidades de golo, mas sem precisão no toque final , desperdiçando muito. Cristiano Ronaldo, que disputa o seu sexto Europeu, volta a marcar de grande penalidade. O primeiro e decisivo erro foi cometido pelo seu companheiro de equipa João Félix: o seu remate foi parar ao poste e foi fatal para Portugal. Termina 5-3 nos pênaltis para a França. A semifinal contra a Espanha, vencedora da Alemanha, será disputada na terça-feira, 9 de julho, em Munique.

O jogo

Na primeira parte, Portugal absorveu o desabafo inicial do adversário, depois assumiu o controlo do jogo e quase marcou. Primeiro num erro de Maignan num passe para trás de Saliba, depois num remate de pé direito fora da área de Bruno Fernandes que é desviado e passa na frente do guarda-redes francês ao passar. Os Blues não ficaram de braços cruzados e criaram com Theo Hernandez e Mbappé, mas Diogo Costa neutralizou todas as tentativas. Leão, jogando em tridente com Fernandes e Cristiano Ronaldo, fez um bom primeiro tempo, brilhando em diversas ocasiões, mas sem encontrar o toque decisivo. O segundo tempo também transcorreu em bom ritmo, com as equipes criando proativamente, mas não conseguindo marcar. O jogo é interrompido por alguns minutos, depois que a bola vai parar na máscara de Mbappé e ele é obrigado a ser examinado. A oportunidade mais clara foi dos pés de Bruno Fernandes, mas Maignan bloqueou, assim como o remate de Vitinha dois minutos depois. Depois foi a vez da França: Ruben Dias defendeu um remate de pé direito de Kolo Muani. Aos 66 minutos, Dembélé entrou no lugar de Griezmann e rapidamente se tornou perigoso, acionando o ataque francês. Camavinga é quem perde cara a cara com o português 22, depois Dembélé também não consegue acertar o alvo. As equipes vão desaparecendo gradativamente e o segundo tempo também termina com o placar de 0 a 0. Tal como em Estugarda, onde a Espanha venceu a Alemanha, também aqui em Hamburgo a meia-final é disputada após o tempo normal. No prolongamento, Cristiano Ronaldo chegou à vantagem, mas rematou alto após cruzamento de Francisco Conceição, após um bom alívio à entrada da grande área. Já na segunda prorrogação é João Félix, que acaba de entrar em campo no lugar de Leão, que tem uma oportunidade de ouro na cabeça, desperdiçada na rede externa.