Europeus, Fundos. Cancelou os 25 km, ouro para a Itália no revezamento misto ⋆ Sport Web Sicilia

O dia que encerra o Campeonato Europeu em Roma dá mais medalhas à natação italiana nas águas abertas de Ostia. 2 medalhas de ouro e 1 de prata somadas ao trio de 5 km. Uma zombaria para nadadores de 25 km, depois cancelada no final da noite, que, portanto, não concedeu medalhas. A Itália fechou a prova continental com vitória no revezamento misto 4x1250m.

Devido a uma emergência climática, os árbitros e o oficial de segurança decidiram interromper as competições para a segurança dos atletas e juízes no mar. Como os árbitros não tinham uma classificação final definida para ambas as partidas, decidiram cancelar a classificação ”, dizia o comunicado divulgado na noite de sábado, após a partida terminar há horas. A Len (European Swimming League) pede desculpas aos participantes, mas o que aconteceu é de uma gravidade sem precedentes.

Os atletas tinham quase completado o percurso e a gestão era muito precária. Em algumas situações, é preciso ser claro desde o início e após um total de voltas mínimas pré-estabelecidas, pode-se pensar em dar uma última volta para todos, decidir antes da partida um sinal comum claro para todos e ter um fechamento digno da raça mesmo que não seja trigo integral. Lembre-se que desta forma a Itália, mas teria sido grave mesmo que as outras nações tivessem sofrido tal injustiça, jogou fora três medalhas no pódio masculino, pódio completo e provavelmente duas medalhas, a serem concedidas no sprint, aos ventos . feminino. Os atletas haviam completado cerca de 4 horas de competição, e então o júri disse a eles, entre aspas, que estávamos brincando.

Medalhas da competição de domingo

Domenico Acerenza tinha lançado o desafio a Gregorio Paltrinieri, que ontem tinha concluído à sua frente, embora ligeiramente. Por outro lado, nos 10 km foi Acerenza quem venceu e destacou toda a empresa ao completar sua corrida em 1h50’33”, atrás dele os franceses Olivier e Fontaine. Paltrinieri apenas sétimo, 39” atrás de Andrea Manzi, terceiro Italiano na corrida, terminou 6 minutos atrás de seu companheiro vencedor.

Na competição feminina, um grupo de atletas femininas se forma na liderança e mantém o mesmo ritmo. Entre elas estão as italianas Ginevra Taddeucci, Rachele Bruni e Giulia Gabbrielleschi. Na final, a alemã Leonie Antonia Beck leva uma vantagem mínima que as demais não conseguem fechar no sprint. Ele venceu com o tempo de 2h01’13”. Atrás dela, Ginevra Taddeucci no sprint pelo lugar de honra em 2h01’15”, pelo degrau mais baixo do pódio, é um desafio entre o português André e o holandês Van Rouwendaal, apenas dois décimos de segundo atrás dela ‘diferença. Quinta Rachele Bruni que lidera o segundo grupo no final, sétima apenas Giulia Gabrielleschi.

À tarde, a partir das 16h, o revezamento misto 4x1250m. Cinco nações no início, Itália com Taddeucci, Bruni e os dois campeões europeus Paltrinieri e Acerenza. Em seguida, as formações de Espanha, Hungria, Alemanha e França. Para a medalha de ouro, é um desafio entre as equipes italiana e húngara. Na terceira volta, com Paltrinieri na água, a Itália tentou forçar, mas foi Belém que inicialmente pareceu se soltar e costurar. Vantagem mínima para o Acerenza, que na última fração desafia Rasovszky, enquanto os outros candidatos estão a 15 metros de distância. Pouco antes de virar na última marca, Acerenza limpa o ar e destaca o adversário chegando ao toque primeiro, tempo total do revezamento italiano 59’43”, segundo Hungria 59’53” e terceiro França 1h00’08”.

Tabela de medalhas de natação em águas abertas

País Ouro Prata Bronze Total
Itália 3 2 1 6
Alemanha 1 1