Fãs de Marrocos? Para o assessor da Liga do Norte, eles são “macacos bugios”. é uma tempestade

RIMINI- No dia 7 de dezembro, um dia após a partida de futebol Marrocos x Espanha, em que a seleção marroquina levou a melhor, e com consequentes comemorações também nas praças italianas, ele escreveu em sua página no Facebook: “Espero que o Marrocos seja eliminado da Copa do Mundo, então finalmente vamos parar de ver macacos bugios fazem barulho na rua“. Depois, quando no sábado passado, quando a mesma selecção nacional disputou, e depois venceu, o jogo com Portugal, voltou a escrever, ainda no Facebook: “Atenção, estão previstos novamente ajuntamentos de bugios esta noite”. O prefeito de Rimini, Jamil Sadegholvaad, divulgou as imagens das postagens do vereador da Liga em Santarcangelo di Romagna, Marco Fiori, estigmatizando-os.

O PREFEITO DE RIMINI DIVULGA SCREENSHOTS: NÃO SEI SE MERECEM MAIS INDIGNAÇÃO OU MISERICÓRDIA

“As duas capturas de tela anexas têm a assinatura do vereador da Liga Santarcangelo, Marco Fiori, em seu perfil do fb – comenta o prefeito de Rimini – macacos bugios … não sei se uma pessoa, qual pessoa, capaz de escrever coisas como esta deve ser tratado não há mais indignação ou pena humana. E a dúvida torna-se enorme se, neste caso, essa pessoa representa o quarto partido italiano na Câmara Municipal de Santarcangelo”, diz Sadegholvaad.

O SECRETÁRIO TERRITORIAL DO PD: SUA ORIGEM POLÍTICA NÃO SURPREENDE

Essas frases no Facebook são “envergonhado“. Escreve Filippo Sacchetti, secretário provincial do Partido Democrático de Rimini, sempre nas redes sociais. Sem nunca mencionar o nome do vereador, Sacchetti acrescenta que lamento que venham de uma pessoa de uma cidade aberta e inclusiva que nada tem a ver com discriminação e insultos a outras pessoas que comemoravam um resultado de futebol. Em vez disso, o secretário de Rimini dem continua: “Não me surpreende a origem política daqueles que durante anos usaram a cultura do ódio para alimentar o apoio eleitoral“. Finalmente, Sacchetti agradece ao prefeito e presidente da província, Jamil Sadegholvaad, “por ser o primeiro a chamar a atenção de uma comunidade mais ampla para esta atitude desprezível”.

O CONSELHEIRO EXUSA, MAS ESPECIFICA: “NÃO FUI OFENSIVO”

Desculpe, mas falando sobre “aborrecimentos desnecessários” por seu comentário sobre as comemorações dos torcedores marroquinos e a definição de “macacos bugios”, o conselheiro da Lega de Santarcangelo di Romagna, Marco Fiori, acrescentando que “o bugio não é em si” uma ofensa. Respondendo à polêmica gerada por suas postagens nos dias 7 e 10 de dezembro após as partidas da Copa do Mundo em que o Marrocos venceu, o vereador, ainda hoje nas redes sociais, disse estar “muito arrependido”.

“Equivocadamente – acrescenta – não pensei que pudesse ser considerado tão ofensivo”. O fato é que “Fiquei impressionado nos últimos dias com algumas manifestações, mesmo violentas, que aconteceram em cidades italianas e no exterior. O vandalismo da Piazza Gae Aulenti em Milão, após a vitória da seleção marroquina, a intervenção das forças policiais, até uma pessoa tentando separar uma briga de esfaqueamentomotivou minha perplexidade e uma opinião crítica sobre o ocorrido”.

Em todos os casos, o termo “macacos bugios”, escreve ele, é “comumente usado para descrever pessoas que gritam e fazem barulho”. Em suma, “Peço desculpas, é claro, se alguém se sentiu afetado, mas a sentença em si não ofende ou afeta nenhuma esfera sensível. Reitero minhas sinceras desculpasao mesmo tempo em que enfatiza que emerge mais uma vez alguma instrumentalidade unidirecional daqueles que usam frases talvez estúpidas, mas completamente inócuas, para defender uma causa política”.

As notícias do site Dire podem ser utilizadas e reproduzidas, desde que expressamente mencionada a fonte Agência DIRE e o endereço. www.dire.it

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."