Fincantieri testa tecnologias de drones – The MediTelegraph

Génova – Fincantieri, juntamente com as subsidiárias Fincantieri NexTech e Engineering of Systems (Ids), colaboram com o Centro de Apoio e Experimentação Naval da Marinha Italiana durante a experimentação robótica aumentada e prototipagem por Maritime Unmanned Systems 2023 (Repmus), um exercício militar anual organizado e hospedado pela Marinha Portuguesa e pela NATO com a participação de forças militares estrangeiras, universidades e empresas de alta tecnologia.

A Repmus permite à NATO e aos países associados, nos Centros de Excelência da OTAN e no Centro de Pesquisa e Experimentação Marítima da OTAN, para testar em um ambiente realista as soluções de ponta da Fincantieri na área de sistemas remotos e não tripulados, que incluem o Multi Mission Mus Toolkit, um Drone Naval Avançado de Superfície (Sand ) plataforma baseada no inovador sistema de gerenciamento não tripulado. Pierroberto Folgiero, CEO da Fincantieri, disse que “a dimensão subaquática está adquirindo cada vez mais importância devido à presença de infraestruturas, recursos e atividades críticas. Neste contexto, Fincantieri é um acelerador e catalisador de tecnologias marítimas, capaz de fornecer capacidades de ação subaquática e de superfície e garantir a interoperabilidade entre a frota e as embarcações não tripuladas.” O Multi Mission Mus Toolkit pode ser integrado em navios e unidades de próxima geração já em serviço, aumentando assim a eficiência e a operacionalidade de atividades militares específicas e reduzindo ou mesmo eliminando a exposição do pessoal a riscos.

A plataforma Ums e atividades de condução autônoma, desenvolvidos com base na experiência adquirida com os sistemas aéreos telecomandados da Ids (agora parte da Fincantieri NexTech), podem ser supervisionados pelos operadores através de estações de telecomando adequadas.

Areia, lançado no início de 2019 no âmbito de um projeto conjunto entre Ids, Effebi e Meccano Engineering, é um veículo de superfície não tripulado, multifuncional e reconfigurável, que pode ser utilizado para diversas missões, desde busca ao salvamento, desde monitorização ambiental até segurança marítima.

Sand foi desenvolvido principalmente para responder a cenários operacionais recursivos ou perigoso quando o uso de pessoal pode ser substituído de forma segura e eficaz pelo uso de embarcações autônomas e não tripuladas.

Ao longo do último ano esteve integrado no Sand o sistema de lançamento e recuperação (Lars), capaz de implantar veículos subaquáticos autônomos da Graal Tech, implementando assim as capacidades de contramedidas de minas, guerra anti-submarina e revisões de unidades de proteção de infraestrutura do fundo do mar.

Graças ao UMS the Sand da Fincantieri NexTech, atuando como gateway de comunicação, permite gerenciar uma equipe coordenada de sistemas não tripulados de diferentes tipos (voadores, de superfície e subaquáticos) desde navios virtuais em terra ou navios reais como as fragatas italianas Fremm.

O sistema também possui um alto nível de padronização do protocolo de dados, incluindo Catl para comunicação entre diferentes sistemas de comando e controle que suporta a interoperabilidade de acordo com o novo NATO Stanag 4817.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."