Finlândia, depois de dez dias, o governo mais direitista da história perde o seu primeiro-ministro

Dez dias depois de tomar posse, o governo mais direitista da história da República da Finlândia já perdeu o seu Primeiro-Ministro. O lançamento do executivo liderado pelo conservador Pettri Orpo começou imediatamente em meio a polêmicas muito acirradas pela escolha da extrema direita de Pérussuomalaiset (Os verdadeiros finlandeses) para impor Vilhelm Junnila como Ministro da Economia.

O representante dos Verdadeiros Finlandeses atraiu imediatamente fortes críticas da oposição e dos meios de comunicação social pela sua participação num comício na cidade de Turku em 2019, onde houve uma forte presença de organizações neonazis locais. A princípio, Junnila se justificou dizendo que não sabia que a manifestação era organizada por grupos neonazistas: “Achei que fosse uma simples comemoração do atentado de 2017”.

Após a tomada de posse do novo governo Orpo, surgiram outros factos contra o seu líder económico que, a partir do seu activismo político juvenil, traça um longo fio negro entre a sua ascensão política e as suas ligações à zona neonazi finlandesa, incluindo um vídeo de agradecimento ao seu partido por dando-lhe o número 88 nas listas eleitorais. Nos grupos neonazistas, este número evoca a letra oito do alfabeto (88=Heil Hitler).

O ministro tentou, nos últimos dias, defender-se declarando que estava a brincar, mas na semana passada a situação tornou-se cada dia mais incontrolável.

Na quarta-feira, os sociais-democratas e a Aliança de Esquerda apresentaram uma moção de censura ao ministro que não foi adotada (95 votos contra 86) devido a várias ausências no Parlamento.Educação (o parlamento finlandês), tanto nas bancadas da maioria, mas especialmente da oposição. Mas a votação de todo o grupo parlamentarRCP (o partido minoritário sueco) que votou por unanimidade (incluindo os seus ministros) a favor da moção de censura.

Enquanto a líder dos Verdadeiros Finlandeses e nova Ministra das Finanças, Riikka Purra, defendia ferozmente o seu ministro, ameaçando mesmo provocar uma crise governamental, a posição de Junnila tornou-se cada vez mais frágil a cada hora. O primeiro-ministro Orpo, literalmente perseguido pelos jornalistas na quinta-feira, limitou-se a declarar que “o problema é grave e estamos a examiná-lo”. Ontem, porém, a situação agravou-se: o Presidente da República (também conservador) descreveu esta situação como “constrangedora” pela manhã. Poucas horas depois, a televisão estatal Yle relata que o Ministro dos Verdadeiros Finlandeses supostamente mentiu sobre sua formação profissional e estudos.

Pouco depois das 13h, o próprio Junnilla disse: “Apesar da confiança do partido e do meu grupo parlamentar, vejo a questão da seguinte forma: com base na manutenção do governo e na reputação da Finlândia, vejo que é impossível para mim continuar exercendo o ministério de maneira satisfatória. »O comentário de Riikka Purra nas redes sociais chegou rapidamente: “Junnila teve força para ver o quadro geral antes de qualquer outra coisa.” A líder dos Verdadeiros Finlandeses, no entanto, não se limita a saudar a escolha do ex-colega, mas avisa diretamente Orpo: “O governo deve estar unido se quiser continuar”, referindo-se às novas acusações que chegaram a outro ministro . Do seu partido, o do interior, Mari Rantanen acusa de ter feito comentários racistas durante a campanha eleitoral como “preservar os olhos azuis dos verdadeiros finlandeses antes que seja tarde demais”. De momento, Orpo diz estar “satisfeito com esta solução. Foi a solução certa e foi a única solução possível.” Até o próximo escândalo.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."