Funeral de Bento XVI demonstrou a fragilidade da vulgata jornalística negativa

Mais do que sóbrio, o funeral de Bento XVI aconteceu de alguma forma na Praça Saint-Pierre, embora tenha reunido dezenas e dezenas de milhares de fiéis, mais de cento e trinta cardeais e trezentos bispos, 3.700 sacerdotes, representantes de casas, muitos chefes de estado, incluindo Sergio Mattarella, o alemão Frank-Walter Steinmeier, o lituano Gitanas Nausėda, o polonês Andrzej Duda, o português Marcelo Nuno Duarte Rebelo De Sousa.

Celebrada ontem de manhã pelo Papa Francisco – que por motivos de saúde presidiu à primeira parte da Missa e ao rito da última recomendação (última recomendação) e Despedida (Validação) deixando a celebração da liturgia eucarística, aspersão e incensação do caixão ao Cardeal Dean Giovanni Battista Re – o funeral foi concluído em uma hora e quinze. Um pároco comentou no Linkiesta, entre amargura e ironia: “É muito provável que a minha missa fúnebre dure um pouco mais do que a do papa emérito”.

Em suma, genérico e incoerente homilia de Bergoglioque pronunciou o nome do seu predecessor na única conclusão: “Bem-aventurado, fiel amigo do Esposo, seja perfeita a tua alegria em ouvir a sua voz de forma definitiva e para sempre!”.

Seja como for, o funeral muito concorrido e as ininterruptas homenagens da multidão, que durante três dias desfilou diante do corpo do papa emérito exposto na basílica de São Pedro, demonstraram sobretudo a fragilidade da vulgata jornalística negativa , na origem da lenda negra sobre um Bento XVI odiado pelo povo e imperceptivelmente entrincheirado na posição de defensor público da Tradição.

Inexistente e contraproducente, certamente imprópria para diluir os espíritos, surge, no entanto, uma certa narração panegírica, que Joseph Ratzinger não deixou de fazer desde 31 de dezembro. Para agravar o quadro, as declarações pungentes, às vezes venenosas, que seu secretário particular, o arcebispo Georg Gänswein, continuam a fazer à imprensa ou são divulgadas na forma de trechos de seu livro “Nient’altro che la Truth”. Minha vida ao lado de Bento XVI”, a ser publicada nas edições Piemme em 12 de janeiro.

Em todo caso, nada a ver com imaginativas reconstruções midiáticas, como a proposta ontem de manhã por Andrea Purgatori e Lucetta Scaraffia, a inconsolável virgem vestal do pontificado de Ratzinger, que no La7 falou de um Gänswein tão zangado que não concelebrou a missa fúnebre . Sem saber, portanto, que a participação nos funerais de um papa por seu secretário particular é feita em trajes de coro como fez, por exemplo, Stanisław Dziwisz nos de João Paulo II.

E apenas Gänswein com aqueles em quem você confia Domini memórias, alguns cardeais, incluindo o deão Giovanni Battista Re e o vigário de Roma Angelo De Donatis, um pequeno grupo de pessoas particularmente próximas a Bento XVI, assistiram ao seu enterro, que aconteceu nas grutas do Vaticano imediatamente após o funeral. Antes de ser rebaixado ao que foi o túmulo de João XXIII e depois de João Paulo II, o caixão de cipreste que continha os restos mortais do Papa emérito, como de costume, foi atado com uma fita vermelha em forma de cruz – sobre a qual se lia o lacre os selos de cera da Câmara Apostólica, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício das Celebrações Litúrgicas e do Capítulo Vaticano foram impressos – e colocados em um caixão duplo de zinco e carvalho.

A memória de Bento XVI ainda vive hoje. Mas diante de tantas análises e discussões finais, talvez valha a pena ler a síntese da vida e ministério de Joseph Ratzinger como definido pela leique, escrito em elegante latim e inserido em um cilindro de metal, foi colocado outro dia no caixão de cipreste com as folhas, medalhas e moedas cunhadas durante seu pontificado.

Para além dos dados biográficos, são particularmente significativas as referências à promoção do diálogo ecuménico e inter-religioso e ao processo de recomposição do cisma lefebvriano (“dialogue cum anglicanis, iudaeis et aliarum religionum moderadoribus efficaciter favit, sicut et cum presibus e Communitate Sancti Pii X usus redintegravit”), a luta contra os maus-tratos a menores e pessoas vulneráveis ​​(“clericorum crimina contra minores seu vulnerabiles firmiter oppugnavit”), à ampla produção teológica, que constitui seu patrimônio mais amplo (“theologus probatae auctoritatis, insigne patrimonium studiorum pervestigationumque de praecipuis institutis fidei reliquit”).

Claro, ainda é um texto pertencente ao gênero elogio fúnebre. Mas as coordenadas traçadas são de molde a indicar quais os aspectos que terão de ser particularmente estudados no futuro, para melhor compreender a complexa personalidade de um homem, um teólogo, um Papa, que marcou a história das últimas décadas.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."