Gaglianico em Costrengrad para a 3ª etapa do projeto europeu – Newsbiella.it

Em 2020, o Município de Gaglianico participou no concurso Erasmus + Sport apresentando o projeto “Skills for health and sport in small Communities in the EU”, aprovado e financiado pela União Europeia.

Sendo um projeto internacional, para além de Gaglianico, que se orgulha de ser o líder desta iniciativa, os outros municípios europeus participantes são Viana do Alentejo para Portugal, Costrengrad para a Bulgária e Krsko para a Eslovénia. A aventura começa em janeiro de 2021 e termina em Gaglianico em 31 de dezembro de 2022 com o objetivo de desenvolver e promover a saúde pública, conhecendo e compartilhando atividades esportivas inovadoras nos vários municípios emblemáticos. Cada participante recebe as demais delegações em um circuito que ultrapassa o âmbito do esporte para se tornar um verdadeiro intercâmbio cultural.

Assim, em maio a delegação do Gaglianic voou para Portugal e nos últimos dias, precisamente de 16 a 20 de junho, para Svilupporad, uma pequena cidade no centro-sul da Bulgária de 22.000 habitantes localizada na fronteira com a Grécia e a Turquia, para a terceira etapa. Nesta ocasião, após a tradicional cerimónia de receção durante a qual cada município apresentou as suas iniciativas desenvolvidas no âmbito do projeto, os participantes foram acompanhados nos dias que se seguiram à visita das belezas do município anfitrião incluindo Haskovo, a capital regional, com o Museu da Trácia e a estátua mais alta da Madonna no mundo (17 metros) e Mesek a poucos km da fronteira da Grécia e Turquia com os restos de sua imponente fortaleza medieval.

“Foram cinco dias intensos trazendo novas experiências, cercados pelo calor de uma recepção requintada – diz Elda Chiocchetti, assessora de orçamento que representa para esta aventura não apenas o município de Gaglianico, mas também a Associação Desportiva de Arqueiros dos Préalpes de Biellesi, da qual ele é presidente -. Pudemos saborear as especialidades locais e mergulhar em sua cultura de origens muito antigas e que olha para o futuro com criatividade e confiança na amizade das nações. Em outubro, vamos recebê-los com grande entusiasmo com os outros ‘amigos’ de Portugal e da Eslovénia”.

A nomeação é, portanto, em setembro na Eslovênia para a última etapa antes da cerimônia de encerramento do Projeto que acontecerá na Itália em Gaglianico na primeira semana de outubro.

csgaglianico, s.zo.