Google e o mapa de quartos acessíveis a pessoas com deficiência: um bom começo para mudar tudo

Olá Mattia,

meu nome é Luisa e sou mãe de um menino deficiente que, como você, usa uma cadeira de rodas elétrica. Gosto de ler seus artigos nos quais você conta histórias da vida cotidiana e oferece importantes reflexões. Meu filho é muito conhecedor de tecnologia e sempre se educa sobre todas as inovações. Recentemente, ele ficou agradavelmente surpreso ao ver o novo recurso do Google Maps: “Lugares acessíveis”. Locais acessíveis e transportes públicos são indicados, permitindo maior facilidade na organização das deslocações. A única preocupação do meu filho é que esses lugares, definidos como acessíveis, realmente sejam, porque muitas vezes ouvimos histórias de pessoas com deficiência que vão a lugares com acessibilidade garantida, apenas para descobrir da maneira mais difícil que não são. O fato de um gigante como o Google ter decidido oferecer tal serviço é certamente positivo, porque imagino que haja a cobertura econômica de recursos e pessoas para garantir também que funcione da melhor maneira possível. Certamente é um passo importante rumo à inclusão, que também parte dessas coisas. Obrigado mais uma vez pelo seu trabalho e esperamos que mais e mais pessoas com deficiência tentem fazer a diferença com a ajuda de nós, os “capacitados”, também.

Ele sabe

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Luisa por suas palavras de encorajamento e por trazer esta importante notícia ao meu conhecimento. A colaboração de todos é fundamental para disseminar informações, divulgar serviços como o oferecido pelo Google e fazê-los funcionar. As pessoas ditas sãs, ao definirem um restaurante acessível, devem sempre verificar se realmente o é. Às vezes, os chamados restaurantes acessíveis também têm um degrau para acessar o banheiro, que também é definido como acessível. Com cadeiras de rodas elétricas volumosas, muitas vezes não há espaço para se movimentar e não há necessidade de ser levantada, o que sempre desaconselho. Eu já havia falado sobre um aplicativo gratuito onde todas as pessoas podem inserir dados em vários lugares, escrevendo se estão acessíveis ou não. Mas, por mais inteligente que seja criar um aplicativo onde os usuários interajam em tempo real, nem sempre é uma escolha funcional, pois a eficiência sempre depende da boa vontade das pessoas. O Google, sendo realmente um gigante e possuindo enormes recursos, certamente pode garantir um atendimento ainda mais eficiente e pontual.

Claro, se os dados fossem solicitados diretamente aos funcionários do restaurante ou do clube, poderia ser arriscado, mas se a empresa enviasse alguém pessoalmente para verificar as instalações, poderia funcionar. Em outros países, eles são mais precisos quando dão indicações sobre a acessibilidade de lugares ou transporte público. Por exemplo, um ano fomos a Portugal e uma senhora responsável pelo transporte ajudou-nos a organizar um serviço adequado. Manteve-nos “reféns” até encontrar toda a informação necessária e organizou todos os nossos transfers por Lisboa com transporte regular. Aliás, chegou um autocarro só para nós, com a inscrição RESERVADO, ao preço normal do bilhete, quase a fazer-me sentir uma estrela. Pelo contrário, uma vez em Roma, encontrei um senhor que, ao me ver em uma cadeira de rodas, reclamou que havia poucos lugares acessíveis nos veículos. O engraçado é que o senhor estava sentado no espaço destinado a deficientes. Realmente traz sorrisos quando as pessoas dão bons conselhos e são as primeiras a se comportar mal. Na Itália, certamente levará mais tempo para que as pessoas comecem a se colocar no nosso lugar e, acima de tudo, entendam que devemos ser precisos na divulgação das informações, porque, caso contrário, a pessoa com deficiência estará em grandes dificuldades.

Tenho muita confiança na tecnologia que permitiu avanços significativos. Antigamente, quando você comprava um carrinho, você o substituía apenas porque era velho e por outro modelo quase idêntico. Em vez disso, agora existem cadeiras de rodas de alto desempenho e ricas em recursos e, em poucos anos, uma cadeira de rodas sofisticada pode se tornar quase obsoleta. Claro, a tecnologia não pode resolver todos os problemas graves de deficiência. Infelizmente ainda não existe um aplicativo que cure a distrofia muscular, mas a tecnologia também pode nos ajudar colocando informações online. Realmente esperamos que o interesse do Google pela deficiência possa dar maior ressonância às questões relacionadas a ela. Também nós temos o direito, quando saímos de férias ou visitamos uma cidade, de poder fazê-lo com tranquilidade, sem ter que organizar planos detalhados como um agente secreto da CIA.

Mattia Abbé, o autor desta coluna, sofre de distrofia muscular de Duchenne. “Este espaço – diz – foi criado para ajudar quem vive com dificuldades de todo o tipo a enfrentá-las e a oferecer às pessoas saudáveis ​​um ponto de vista diferente sobre a realidade que as rodeia”. Relate um problema ou conte uma história positiva de deficiência para o endereço de e-mail [email protected]

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."