Histórico mensal de setembro de 2023

Setembro de 2023 histórico

Editorial

Uma fatia de pão dividida em oito segmentos idênticos, com um sulco que envolve sua circunferência. Pode ter sido queimado ontem
um forno esquecido foi aceso e remonta a quase dois mil anos. Seu cheiro deveria intoxicar os transeuntes famintos que, em Pompéia, da via della Fortuna, eles se transformaram em vicolo Storto, talvez depois de um longo dia de trabalho. Mais de trezentos restaurantes serviam uma população de cerca de 20 mil habitantes, um número exorbitante que se explica em parte pelo facto de, talvez, era necessário alimentar o grande número de trabalhadores que chegavam à cidade para reconstruir os prédios danificados pelo terremoto de 62 DC Após o terremoto, alguns patrícios optaram por abandonar suas casas e deixar a tarefa de reestruturá-las para os trabalhadores enquanto se mudavam para outras localidades; em outros casos, casas particulares tornaram-se lojas ou laboratórios.

Este é o caso de fullonica di Stefano, uma espécie de lavanderia onde as roupas eram limpas e lavadas. Quando a desastrosa erupção do Vesúvio em outubro de 79 DC (ou agosto, segundo a tradição) envolveu a cidade em uma nuvem tóxica de gás, cinzas e outras rochas vulcânicas, muitos cidadãos buscaram refúgio em suas casas, lugares seguros que os acolheram, abrigaram e abrigaram suas alegrias e medos. Soterrados sob uma camada de entulho, os afrescos nas paredes, as mesas postas e, por fim, a vida, constituem hoje um sítio arqueológico único, que permite viajar pela história e reconstituir o quotidiano dos antigos habitantes de Pompeia, cidade que, passados ​​dois mil anos, ele parece não ter terminado de contar sua história ainda.

personagens extraordinários
Marguerite Louise d’Orleans. Esposa de Cosme III, nunca aceitou o casamento que lhe foi imposto.

evento histórico
ciganos na Europa. No início do século XV, um grupo de “egípcios” chegou ao continente.

Vida cotidiana
Censores de Roma. Eles cobravam impostos e puniam condutas consideradas indignas.

Detalhe do Chigi olpe.  Os hoplitas avançam ao som da flauta, prontos para a batalha.  Século VII aC.  AD Museu Villa Giulia, Roma.

Detalhe do Chigi olpe. Os hoplitas avançam ao som da flauta, prontos para a batalha. Século VII aC. AD Museu Villa Giulia, Roma.

Foto: Scala, Florença

Egito
Os faraós, homens e deuses. Após sua coroação, os faraós egípcios eram considerados deuses vivos e os garantes finais do bom funcionamento do cosmos. Mas isso não significa que os monarcas do antigo Egito deixaram de ser humanos e, portanto, tiveram que se submeter à passagem do tempo, diante da doença e da velhice.

Outras civilizações
O Príncipe que se tornou Buda. Por volta do século V aC. BC, o príncipe Siddhartha Gautama abriu mão de sua vida entre o luxo e a guerra para se tornar o Buda, o asceta fundador de uma religião agora praticada por milhares de pessoas ao redor do mundo.

Grécia
Guerreiros de Esparta. A superioridade demonstrada pelas tropas espartanas ao longo dos séculos estava enraizada na férrea disciplina e solidariedade entre os soldados adquirida através de treinamento intensivo, que começava na tenra idade dos recrutas. Igualmente importantes foram as táticas de batalha praticadas pelos generais, incluindo o uso de todo tipo de armadilhas e enganos para surpreender o inimigo.

A vista mostra as ruínas da cidade romana de Pompéia, com o percurso da via Stabiana, em direção ao vulcão, que se une à via dell'Abbondanza logo após o teatro e o odeon.

A vista mostra as ruínas da cidade romana de Pompéia, com o percurso da via Stabiana, em direção ao vulcão, que se une à via dell’Abbondanza logo após o teatro e o odeon.

Foto: Massimo Ripani / Fototeca 9×12

Roma
Pompéia antes do desastre. Antes que a erupção do Vesúvio a destruísse, Pompéia era uma cidade encantadora com luxuosas vilas, lojas lucrativas e tabernas acolhedoras, como as da estrada principal: a via dell’Abbondanza.

idade Média
Dragões, os monstros da Idade Média. Presentes em mitos e contos desde a Antiguidade, os dragões são as criaturas mitológicas por excelência da Idade Média. Nesse período, esses seres passaram a ser associados ao mal e passaram a incorporar todos os medos da sociedade medieval.

era moderna
Carlos V, A Vida Privada do Imperador. O caráter e a política de Carlos V foram muito influenciados pelas mulheres ao seu redor; de sua tia Margaret, que o educou em Flandres, a sua esposa Isabella de Portugal, que governou os reinos hispânicos na ausência do soberano.

A pintura de Bernhard Strigel retrata o imperador Maximiliano I da Áustria com seus filhos e netos, incluindo o futuro Carlos V, no centro.  Academia Real de Belas Artes de San Fernando, Madrid.

A pintura de Bernhard Strigel retrata o imperador Maximiliano I da Áustria com seus filhos e netos, incluindo o futuro Carlos V, no centro. Academia Real de Belas Artes de San Fernando, Madrid.

Foto: Oronoz/Álbum

grandes descobertas
O Apolo de Cirene. Em 1861, uma magnífica estátua do deus grego Apolo foi descoberta na Líbia.

história visual
Jerusalém, uma cidade contestada. O conflito entre árabes e judeus aumentou nas décadas de 1920 e 1930.

Livros e exposições

Para se manter informado e receber os artigos da Storica diretamente por e-mail, assine nossa newsletter semanal AQUI!

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."