Incêndios florestais também em Portugal, 14 feridos às portas de Lisboa: vídeos de Cascais

Um incêndio florestal deflagrou esta terça-feira no concelho de Cascais, Portugal. 90 pessoas foram evacuadas por precaução, enquanto mais de 600 bombeiros extinguiram as chamas que feriram mais de uma dezena. Veja fotos do impacto do incêndio.

Alfredo Graça Portugal resistido 3 minutos

O incêndio começou por volta das 17h. Terça-feira, 25 de julho em uma área montanhosa e arbustivaperto das casas, e que faz parte do Parque Natural Sintra-Cascais (a oeste de Lisboa), no concelho do Zambujeiro em Alcabideche, concelho de Cascais. Com a ajuda dos moradores locais, centenas de bombeiros portugueses lutaram durante 12 horas para apagar as chamas que se espalhavam pelo parque natural, com ventos fortes complicaram os esforços para extinguir o incêndio.

Segundo Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, as rajadas de vento até 60 km/h têm sido um dos maiores desafios no combate às chamas e, neste sentido, quase 90 pessoas foram evacuadas por medida cautelar. Em algumas das aldeias afectadas pelo incêndio, o desespero local levou os residentes a tentarem proteger as suas casas com baldes de água e lanças, enquanto os ventos fortes alimentavam as chamas.

Mais de 600 bombeiros foram mobilizados para combater o incêndio, apoiados por 189 viaturas. Os canadenses também intervieram nas operações de combate a incêndios.mas teve que interromper suas operações ao anoitecer.

ID do vídeo do YouTube = GZSHd7qH9lg

Na tarde de 25 de julho, o trânsito na autoestrada A5 ficou interrompido nos dois sentidos entre os nós de Alvide e Cascais devido ao incêndio, segundo fonte da GNR. Então a boa notícia. De acordo com o último relatório da Proteção Civil, o incêndio que deflagrou na terça-feira, 25, em Alcabideche, concelho de Cascais, entrou em fase de resolução, pelo que foi considerado controlado às 16h00 de quarta-feira, 26 de julho. No total, segundo informações oficiais, 14 pessoas ficaram feridas.

Entre os feridos estão 9 bombeiros que sofreram ferimentos ligeiros durante a extinção das chamas, devido a “situações de exaustão”, e quatro civis devido à “inalação de fumos”, disse o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa, Hugo Santos. Terça-feira às 23h45. Entretanto, foi reaberto trânsito na A5, anunciou a Brisa Autoestradas na madrugada. Cerca de 800 animais foram também retirados do canil municipal e da associação de São Francisco de Assis e transferidos para outro pavilhão municipal, explicou Carlos Carreiras.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."