IRIS PECORARI 3^ NO MEIO DO MUNDO. BETEGA 9º

time nacional

JICIN (CZE): A primeira medalha mundial de mountain bike chega à República Tcheca e é uma medalha de bronze conquistada por Iris Pecorari na meia distância feminina W20. Para os azuis um 3º lugar ex aequo com Pihla Hakkineng. O título vai para o atleta local Sofia Stranka53:13″, à frente do sueco Tilda Palma, + 0:45.

Para ela, esta é a primeira medalha destes campeonatos mundiais, e a quarta do ano depois das 3 (ouro, prata e bronze) conquistadas nos Campeonatos da Europa em Portugal.

Entre os homens da Elite, um bom 9º lugar para o italiano Fabien Bettega, que chega a 3′:18″ do fortíssimo atleta local Krystof Bogar que finaliza em 51′:38″. Prata para o suíço Simon Hallmueller +14″ e bronze para Vojtech Ludvik, +1′:12″. O piloto do Trentin recuperou gradualmente, aliás a primeira parcial viu-o na 20ª posição. Para ele, algumas dificuldades iniciais em encontrar a concentração certa neste tipo de pista.

Entre os jovens sub-20, o melhor resultado vai para Matteo Traversi Montani que é o 11º.

A competição aconteceu em um dia quente que colocou os atletas à prova. No final, os tempos de quase todas as categorias foram superiores ao esperado.

OVELHA: Imediatamente as palavras do Pecorari azul após a finalização. “Eu diria que é bom para o resultado – diz Gorizia, ainda ofegante – mesmo que 2 erros importantes me tenham impedido. Cometi um desde o início, perdendo mais de um minuto e o segundo no final do dia. Perdi alguns segundos aí também, uns 40″.

Pecorari continua sua análise. “Percebi imediatamente a imprecisão. O importante era não entrar em pânico porque até os adversários podem cometer erros. Mas a orientação é isso, a corrida perfeita não existe, caso contrário chamar-se-ia ciclismo”.

Na prova de hoje. “Estávamos morrendo de calor. Em uma partida tão curta não há estratégias. Dei tudo de mim, mesmo achando que perdi na final”.

Passada a decepção, os azzurri voltaram a outras considerações. “Os adversários são todos de alto nível. Com os 6 primeiros tudo pode acontecer. Agora meu campeonato mundial inclui um dia de descanso e uma largada em massa. Não há revezamento para mim”.

BETEGA: A análise de Fabiano Bettega também vem depois. Trentino teve a oportunidade de refletir sobre sua prova e dá uma interpretação muito lúcida e direta:

“Comecei cauteloso, mas além da cautela tive alguns dificuldade de leitura e interpretação terreno nos primeiros 4 pontos, onde já tinha acumulado mais de 1′ de desvantagem. Foi disputado em solo muito pesado com muitas raízes. Depois passamos para um terreno que me convinha melhor, mais suave.

“Joguei bem a orientação, ainda com controlo. Hellmuller (seu antigo sobrenome era Braendli e ele também foi campeão mundial intermediário) que largou 2′ atrás. Tentei a todo custo segui-lo. Depois de 5-6 minutos a toda velocidade ele me desamarrou, definitivamente tinha outro ritmo.”

No final, um detalhe curioso. “Alcancei o Luca Dallavalle, que teve alguns problemas mecânicos e me ajudou a manter um bom ritmo. Agradeço a ele, nem todo mundo se sacrifica pelos companheiros, principalmente com um furo.
Também cometemos um pequeno erro, mas os resultados da última parte da corrida foram excelentes, com uma boa recuperação e tempos de volta em linha com os mais fortes”.

O CT Simone Betega: “Um bom dia com nossa primeira medalha. Agora vamos esperar para analisar melhor os tempos parciais. Parabéns Iris com um bom desempenho, onde ela poderia ter ajustado alguma coisa. Ela terminou a poucos segundos da prata (6 para ser exato) A fato que se repete neste tipo de corrida. Para Bettega, ao contrário, uma largada em que lutou para se colocar no papel e depois se saiu bem. Para Dallavalle, um problema mecânico, enquanto para Rossetto hoje, um dia ruim. Antonio Mariani alterna seções muito bem com outras menos brilhantes”.

O TC conclui a análise sobre os jovens. “Uma pena para o desmaio do top 10 de Matteo Traversi Montani. Os demais estão ganhando experiência importante” .

MULHERES 20:

1Stranska Sofia [CZ] Tcheca 53:13 (1)
2 Palm Tilda Suécia + 0:45
3Hakkinen Pihla [FI] Finlândia + 0:50