Itália e Portugal formam um eixo na conectividade subaquática

Encontro entre Urso e Campolarigo à margem da reunião ministerial da UE. A ênfase é colocada na liderança estratégica europeia num quadro regulamentar partilhado e estruturado, mas também em empresas líderes.

A Itália e Portugal partilham a necessidade de uma ação conjunta para o desenvolvimento da conectividade subaquática. Esta é a linha que eles concordaram, Adolfo UrsoMinistro dos Negócios e Made in Italy, e Mário CampulargoSecretário de Estado do Digital de Portugal, durante reunião à margem da reunião informal de ministros das telecomunicações da União Europeia realizada em Leão, Espanha.

O ENCONTRO EM LÉON

Segundo uma nota, durante a reunião, os ministros partilharam o carácter geopolítico estratégico das tecnologias relacionadas com cabos submarinos, afirmando a importância de a Europa estar no centro do desenvolvimento das redes submarinas, especialmente tendo em conta o seu posicionamento geográfico, afirmando a sua posição estratégica liderança dentro de um quadro regulamentar partilhado e estruturado. Neste sentido, a Itália representa um pólo fundamental de infraestruturas europeias e internacionais, lemos, também graças à atividade de empresas líderes do setor.

O ACORDO ITÁLIA-PORTUGAL

Foi durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, há dois anos e meio, que se decidiu incluir na actualização da directiva Nis 1 (a directiva Nis 2, publicada em Jornal Oficial da União Europeia no final do ano passado) também a defesa dos cabos submarinos. Portugal é um hub fundamental para cabos que ligam a Europa às Américas, mas também a África e ao Pacífico. Um exemplo é o SeaMeWe-3, o cabo mais longo do mundo, cujo terminal em Itália fica em Mazara del Vallo: liga o Norte da Europa ao Oceano Pacífico através do Mar Mediterrâneo, do Golfo Pérsico e do Índico. Outro exemplo é o do SAT-3/WASC, que sai de Portugal e percorre a costa ocidental de África para depois chegar à África do Sul e juntar-se ao SAFE, que chega à Índia e à Malásia. Nos dois exemplos citados, Sparkle é um dos atores envolvidos. A operadora global do Grupo Tim está determinada a “fazer da Itália o centro digital do Mediterrâneo” com o cabo Blue-Raman que ligará a Itália à Índia através de Israel, Jordânia, Arábia Saudita, Djibuti e Omã, como explica o CEO. Enrico Maria Bagnasco em uma entrevista recente com Formiche.net.

A NOVA ESTRATÉGIA DE SEGURANÇA MARÍTIMA

O Conselho da União Europeia aprovou hoje uma estratégia e um plano de ação revistos para a segurança marítima, destinados a enfrentar os desafios de segurança no mar. A estratégia e o seu plano de ação foram adotados pela primeira vez pelo Conselho em 2014 e o plano de ação foi atualizado em 2018. Juntos, os dois documentos fornecem um quadro abrangente para enfrentar diversas ameaças e desafios no mar, tais como atividades ilegais e competição por recursos naturais. e ameaças à liberdade de navegação.

GESTÃO DE RISCOS E AMEAÇAS

Entre os seis objetivos estratégicos está a gestão de riscos e ameaças. “Uma linha de ação fundamental no âmbito deste objetivo”, lê-se, “é aumentar a resiliência e a proteção de infraestruturas marítimas críticas, como oleodutos, cabos submarinos, portos, instalações de energia offshore e terminais de GNL em todas as bacias marítimas da UE. , e reforçar a cooperação destinada a desenvolver um plano regional para monitorizar infra-estruturas subaquáticas e offshore.” Outras ações-chave incluem a realização regular de exercícios marítimos presenciais a nível da UE, centrando-se em domínios como a proteção dos portos e as ameaças cibernéticas e híbridas, e a melhoria do alerta precoce e da previsão estratégica dos efeitos das alterações climáticas, como a subida do nível do mar e as tempestades.

(Foto: www.submarinecablemap.com)

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."