JMJ 2023: os alunos dos oratórios de Settimo estão de volta com a mochila cheia de experiências

“E foi isto que aprendemos a fazer nestes 10 dias: caminhar juntos, combinar diferentes ritmos, ter paciência quando alguém abranda e correr juntos quando temos de chegar ao nosso destino”. Termina com estas palavras o emocionante diário de viagem que os meninos dos oratórios de Settimo atualizam diariamente por ocasião da sua viagem a Portugal, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.

A segunda parte da viagem

Contamos-lhe os primeiros dias, com a partida e as escalas em Lourdes e Fátima, aqui. Aqui está o que aconteceu nos dias seguintes.

Chegados a Lisboa, altura de aterrar e instalar-nos, “começamos a procurar o nosso amigo Jesus e a apoderar-nos dos seus dons com a catequese sobre ecologia integral: também de nós depende mudar o destino do nosso planeta”. Outro encontro importante e luminoso aconteceu graças ao encontro com a história de Chiara Luce Badano através das imagens comoventes e das palavras profundas de quem a conheceu e compartilhou sua vida: o mundo pode ser mudado acreditando! vai’… assim dizia Chiara às amigas que assistiram à JMJ de Santiago de Compostela em 1989, quando estava em casa com câncer, mas apesar de tudo com muita alegria no coração”.

Os meninos, então, falam sobre a catequese realizada por Dom Roberto Repole sobre o tema da “fraternidade”.

No sexto dia, o grupo deslocou-se para o grande Parque Edoardo VII, onde “apesar do sol e apesar do vento, abrimo-nos a um milhão de amigos com bandeiras e línguas diferentes mas com quem temos um ponto comum: como o Papa Francisco, sabemos muito bem que Deus ama nos!”.

O destaque foi a vigília com o Papa Francisco, que os meninos descreveram da seguinte forma:

“Depois de uma cansativa caminhada de 4 horas sob o sol de 37 graus, o grande esforço compartilhado dá lugar à admiração! Não há espaço livre para que haja uma grande participação, mas os jovens italianos estão unidos uns aos outros e também podemos conquistar nossos lugar no setor A13! A chegada do papa é um espetáculo; esquecemos nossos esforços e nos preparamos para encontrá-lo e OUVIR, como escrito por mais de 100 zangões luminosos subindo ao céu ao pôr do sol. E em meio à música e aplausos os mais sensacional é a capacidade de todos os jovens presentes se calarem diante do Cristo que está exposto! TODOS TODOS TODOS …. essa oração silenciosa é a verdadeira essência do nosso encontro!”.

Finalmente o último dia, com escala em Barcelona:

Um dia para descansar depois da grande caminhada de ontem, mas também a visita da cidade famosa pela Sagrada Família, os palácios de Gaudí, a paella, a sangria requer caminhada; e eis o que aprendemos a fazer nestes 10 dias: CAMINHAR JUNTOS, combinando diferentes ritmos, ter paciência quando alguém abranda e correr juntos quando é necessário atingir a meta. E, como Maria, nos levantamos e saímos às pressas. Gostaríamos de agradecer aos amigos de Borgaro, Leinì e Volpiano e ao grupo de focolare com quem compartilhamos esta experiência de fraternidade. Na próxima JMJ!

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."